Descubra os benefícios da melancia para a saúde e perda de peso

Descubra os benefícios da melancia para a saúde e perda de peso
Descubra os benefícios da melancia para a saúde e perda de peso © iStock

Descubra os benefícios da melancia para a saúde e perda de peso.

Quando pensamos em levar uma vida saudável, inevitavelmente vêm à mente produtos com um índice calórico muito baixo. E, acima de tudo, imaginamos uma dieta rica em vegetais e pobre em carboidratos e gorduras. Tudo isso sob uma rígida rotina de exercícios físicos. E agora que é verão e você quer se refrescar de alguma forma, nada melhor do que apostar nas frutas da estação para que sejam o pilar fundamental da nossa alimentação.

Casca da Melancia: Como usar os benefícios para pele, perder peso e saúde

Os dois mais famosos são o melão e a melancia, a dupla dinâmica de todas as sobremesas de verão. Se você tivesse que optar por um, qual escolheria? Hoje vamos nos concentrar no vermelho para descobrir um a um seus benefícios para a saúde, que não são poucos. Da mesma forma, é também um excelente tipo de fruta para emagrecer, pois é composta quase cem por cento de água.

 A revista ‘ Saúde ‘ elaborou uma lista com as vantagens de incluir esta fruta como sobremesa nas suas refeições ou também ao almoço a meio da manhã.

Frutas de baixa caloria que vão te ajudar a perder peso de forma saudável

Te mantém muito hidratado

Como dissemos, o principal elemento desse alimento é a água. É possível que só com uma boa fatia possamos encher mais de meio copo se espremê-lo. Manter-se hidratado é muito importante no verão e a melancia é a opção perfeita para não ter que se amarrar à garrafa d’água e aproveitar seu ótimo sabor. Além disso, os alimentos ricos em água promovem a circulação sanguínea, a pele saudável e a digestão, além de temperar o corpo e melhorar o metabolismo ou o apetite.

Estar hidratado não é essencial apenas para o bom funcionamento do corpo humano, mas também do cérebro. Pesquisas nos Estados Unidos descobriram que apenas 1 a 3% de perda de líquidos pode afetar o humor, reduzir a concentração, aumentar as dores de cabeça ou fadiga.

9 frutas para aumentar as defesas do sistema imunológico

Quase não tem calorias

A melancia tem muito menos calorias e quantidades concentradas de açúcar do que você pensava. Apenas uma fatia tem cerca de 45 calorias para cada 11 gramas de carboidratos, 9 dos quais são açúcares naturais. Tudo isso combinado com as vitaminas A e C, que auxiliam o sistema imunológico e a saúde da pele. Ele também contém quantidades consideráveis ​​de potássio, magnésio, vitaminas B e antioxidantes.

Diminui a pressão arterial

Foi demonstrado que a melancia contém L-citrulina, uma substância natural que melhora a função das artérias e reduz a pressão sanguínea, ajudando os vasos sanguíneos a relaxar, o que melhora a circulação. Outro dos efeitos mais curiosos desta fruta é que ela possui um certo poder afrodisíaco graças a esta substância. Da mesma forma, a L-citrulina melhora a oxigenação muscular e o desempenho atlético durante os exercícios de resistência. Mais razões para incluí-lo em seus planos de perda de peso.

Inclua essas frutas em sua dieta para um cabelo forte e radiante

Alivia dores musculares

Em outro estudo, um grupo de atletas ingeriu várias porções de melancia uma hora antes de sair para fazer exercícios. Com o tempo, eles relataram ter experimentado alívio muscular após esforço físico, bem como uma recuperação mais rápida em comparação com aqueles que tomaram um placebo.

Excelente para controle de peso

A melancia pode ajudar a estabelecer o controle de peso. Um estudo de 2019 da San Diego State University analisou as mudanças de saciedade e peso após uma intervenção de quatro semanas em adultos com sobrepeso e obesos. Nesta pesquisa, um grupo foi convidado a consumir duas fatias de melancia fresca por dia, enquanto o outro foi encarregado de comer biscoitos com o mesmo número de calorias da melancia.

Assim, os pesquisadores descobriram que a melancia promove maior saciedade que o biscoito, mesmo até 90 minutos após a ingestão. Além disso, quem optou pela melancia perdeu consideravelmente de peso, seus níveis de pressão arterial melhoraram e também a quantidade de antioxidantes e lipídios no sangue.

Frutas de baixa caloria que vão te ajudar a perder peso de forma saudável

Melhora o sistema imunológico

Embora a melancia não seja especialmente rica em fibras, o pouco que contém é muito eficaz e ajuda a ter um intestino saudável. Além disso, estimula o crescimento e a atividade da microbiota, as bactérias presentes no intestino grosso, que estão relacionadas a uma função imunológica saudável e ao bom humor.

Essas bactérias são responsáveis ​​pela absorção de minerais, melhorando os níveis de glicose e insulina no sangue e também protegem contra o câncer de cólon.

Gelatina com frutas frescas: aprenda 3 receitas fáceis e mais saudáveis

Proteja sua pele

Se você é um amante da melancia, certamente com o tempo perceberá que exibe uma bela tez. As vitaminas A e C ajudam a manter a pele saudável e o teor de licopeno a protege do impacto do sol, embora os efeitos não sejam totalmente imediatos.

PODE LHE INTERESSAR