Cultivo de abacaxi em casa: tudo que você precisa saber

Cultivo de abacaxi em casa: tudo que você precisa saber
Cultivo de abacaxi em casa: tudo que você precisa saber. Reprodução

Cultivo de abacaxi em casa: tudo que você precisa saber

O abacaxi é o fruto que vem de uma planta tropical. Não requer cuidados excessivos e é encontrada principalmente em países sul-americanos. Esse é um detalhe muito importante para se saber quando se trata do cultivo de abacaxi em casa, pois ele crescerá muito melhor quando o clima for temperado ou tropical.

Esta fruta exótica é muito comum em qualquer parte do mundo, podendo ser cultivada sem problemas no jardim ou também em vasos. Neste último caso, deve-se ter em mente que a planta é um pouco grande, portanto será conveniente que o vaso seja de bom tamanho.

+Prepare estes chás para aliviar cólicas menstruais

Como plantar o abacaxi em casa 

Com a fruta devidamente selecionada, agora basta pegar a coroa e cortar com a faca. A copa são as folhas que ficam acima do abacaxi, especificamente cerca de 3 cm acima da polpa. É muito importante que as folhas deste abacaxi não fiquem com a cor marrom, tenham doenças ou estejam mortas. Caso contrário, o cultivo do abacaxi não pode ser realizado corretamente.

Normalmente existem algumas folhas no caule, que devem ser retiradas e ao fazê-lo, o caule ficará aproximadamente 3 cm sem nada, ou seja, estará descoberto.

+Descubra as maravilhas da borra de café na pele

Entre as coisas que tornam as plantas de abacaxi características está sua sensibilidade a feridas. Devido a este fator, será necessário colocar o caule para secar por alguns dias. Feito isso, evita-se que apodreça se for colocado diretamente no solo.

A secagem do caule é bastante simples, só deve ser colocada de cabeça para baixo por uma semana perto de uma janela. Com isso, todas as feridas serão fechadas e o frasco secará bem. Após as semanas correspondentes, será possível semear a coroa em um vaso. No entanto, há quem prefira molhar.

+Três receitas (fáceis) para dar um toque especial ao seu café

Você deve escolher um vaso que tenha entre 12 a 14 cm de profundidade. Depois de ter o pote, o próximo passo será colocar dois tipos diferentes de solo. Areia branca e um pouco de solo fértil, você também pode colocar seixos. Este último fará com que o terreno tenha uma excelente drenagem. Isso evitará a formação de poças, o que causaria danos à planta.

Se quiser, um pouco de hormônio de enraizamento é usado antes de plantar o caule. Quando se trata de cultivo de abacaxi, é aconselhável plantar o caule com pelo menos 3 cm de profundidade. É necessário compactar levemente o solo ao redor do caule no vaso.

+3 truques para lavar e desinfetar a alface corretamente de parasitas

Depois de ter semeado o caule da planta, você terá que esperar pelo menos alguns meses, para que a planta se estabeleça adequadamente no solo. Depois de dois meses, para ter certeza de que o abacaxi assentou, é preciso puxar delicadamente a coroa. Não deve ser puxado com muita força, pois as raízes iriam quebrar e o cultivo do abacaxi seria interrompido.

Com o tempo, o abacaxizeiro vai desenvolvendo mais folhas, e quando isso acontecer será necessária uma troca de vaso. Deve ser um pouco maior que o primeiro, com cerca de 20 a 25 cm de diâmetro. O preparo do solo é igual ao do primeiro pote, embora as pedras devam ser um pouco menores. Ao longo de um ano, se desejar, a planta pode ser plantada no jardim.

+As propriedades do açafrão na saúde e na beleza

Agora é aguardar o tempo certo e colher. A cor ideal do abacaxi geralmente é o dourado, com alguns leves toques de verde e são tons que vão de baixo para cima. Observando que o topo tem uma leve coloração dourada, é um bom sinal de maturação na fruta

PODE LHE INTERESSAR