Cuba libre: o emblemático coquetel que você pode preparar em minutos

Cuba libre: o emblemático coquetel que você pode preparar em minutos
Cuba libre: o emblemático coquetel que você pode preparar em minutos. Foto: Divulgação

Cuba libre: o emblemático coquetel que você pode preparar em minutos

Cuba libre é uma das peças clássicas de coquetel que não pode passar despercebida nas melhores festas ou simplesmente para acalmar a vontade de um drink gelado quando está mais quente. Embora seja uma bebida que se pode fazer de forma simples com alguns ingredientes que com certeza tem em casa, tem uma história muito mais complexa que remonta ao final do século XIX.

A origem desta bebida tem várias histórias que às vezes se contradizem, porém, na maioria dos casos, têm a mesma variante em comum: o grito de liberdade dos cubanos. Feito com cola, rum e um toque de limão, o “cuba libre” nasceu como resultado da guerra entre Estados Unidos e Espanha.

>>3 coquetéis de baixa caloria que você pode fazer sem culpa

No final do século XIX, Cuba era a última das colônias espanholas no continente americano, país que várias vezes tentou se libertar, sem sucesso, mas em 1898 a esperança de libertação começou a ser uma possibilidade. Naquele ano, o encouraçado americano Maine, explodiu no porto de Havana , cujo ataque foi atribuído aos espanhóis, então os EUA decidem declarar guerra à Espanha.

O confronto entre os dois países se dá na ilha cubana e depois da vitória dos Estados Unidos, Cuba conseguiu sua libertação do povo espanhol e a ilha passou, assim como sua vida política passou para as mãos dos americanos . Entre 1898 e 1902, os Estados Unidos ocuparam a ilha cubana, então a bebida de cola começou a ser comercializada.

>>Chá de gengibre e cúrcuma para perder peso e fortalecer as defesas

Algumas das histórias indicam que um general americano pediu que se misturasse rum (bebida conhecida) com cola e uma rodela de limão, mas uma vez servida a bebida brindou a um Cuba Libre, deixando assim o nome e a primeira elaboração desta bebida.

Cuba Libre

Ingredientes:

  • 50 mililitros de rum
  • 100 mililitros de cola
  • 1 limão cortado em quartos
  • Gelo, o necessário

>>Calorão! Refresque-se com água de melão com morango e aproveite seus benefícios

Preparação:

Em um copo alto, coloque gelo suficiente para encher até 3/4 de sua capacidade. Em seguida, esprema 2 partes do limão e coloque no copo e mexa levemente.

Depois de pronto, acrescente o rum e no final da cola gelada. Sirva e aproveite.

PODE LHE INTERESSAR