Couve-flor com molho bechamel assado, receita simples e sofisticada

Couve-flor com molho bechamel assado, receita simples e sofisticada
Couve-flor com molho bechamel assado, receita simples e sofisticada. Foto: Gastrolab

Couve-flor com molho bechamel assado, receita simples e sofisticada

A couve-flor está entre os 20 principais alimentos que possuem mais nutrientes. Milhares de anos atrás, os romanos o usavam para aliviar dores de cabeça e diarreia. Este vegetal crucífero fofo contém antioxidantes que reduzem o estresse oxidativo dos radicais livres e previnem o câncer de mama. Ele também contém fibras, água, previne prisão de ventre, hipertensão e diabetes.

>>Prepare esses deliciosos croquetes de atum com queijo para o almoço

Por seu turno, o molho bechamel é considerado um “molho mãe”, visto que é a base de muitos molhos e é utilizado para acompanhar vários pratos, desde croquetes de presunto serrano, a canelones, massas, vegetais e carnes, incluindo peixes. Sua origem vem da culinária francesa e italiana e sua receita permanece em sua forma original.

Regularmente, o molho bechamel é preparado com leite e manteiga, e é engrossado com ingredientes como a farinha de trigo, o que lhe dá uma consistência cremosa, mas que serve para ser colocado em pratos que se pretende gratinar, embora tudo dependa da uso que você deseja dar, pois pode ser mais grosso ou mais leve.

Agora te ensinaremos como preparar um prato delicioso e nutritivo de couve-flor com molho bechamel assado.

>>Rolinhos de berinjela recheados com atum, um jantar leve e saudável

Ingredientes:

1 couve-flor grande
150 g bacon
1 dente de alho
Salsa fresca picada
Meio copo de leite integral
Sal e pimenta-do-reino moída

Preparação:

>>Os 10 alimentos mais rios em ferro e como aproveitá-los

Pique a couve-flor deixando apenas o caule, enxágue e coloque em uma panela grande com água fervente e sal a gosto. Para eliminar o cheiro forte, coloque um copo de leite na água, cozinhe por 15 minutos, corte o bacon em pedacinhos e doure-o numa frigideira com um dente de alho bem picado. Não há necessidade de adicionar óleo, pois o bacon solta a gordura. Pré-aqueça o forno 5 minutos a 180º C, coloque a couve-flor na frigideira e regue com o molho de bacon e cubra com o molho bechamel. É cozido durante 8 minutos a 180º C e antes de terminar adiciona-se um gratinado grelhado durante 4 minutos.

PODE LHE INTERESSAR