Couve: 9 benefícios para a saúde deste vegetal nutritivo

Couve: 9 benefícios para a saúde deste vegetal nutritivo
Couve: 9 benefícios para a saúde deste vegetal nutritivo. © Freepik

Couve: 9 benefícios para a saúde deste vegetal nutritivo

A couve é um vegetal que, cada vez mais, está sendo introduzido em nossa alimentação graças ao seu alto teor de nutrientes como cálcio, potássio e vitaminas A, C e K.

Benefícios da couve:

A origem do seu consumo está na Alemanha e é utilizado principalmente na confecção de pratos de Natal. Devido às suas grandes propriedades, seu uso começou a se expandir para outros países como Estados Unidos, Japão e outros países europeus.Algumas de suas propriedades são:

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  • É um ótimo antioxidante.
  • Fornece-nos um grupo bastante importante de vitaminas, como A, C e K.
  • Ele contém altos níveis de cálcio que são melhor absorvidos do que os do leite.
  • Ajuda a melhorar nosso processo de digestão, pois elimina o inchaço e os gases.
  • A fibra do couve ajuda a melhorar nosso colesterol porque os níveis de colesterol baixos são reduzidos, enquanto o colesterol bom aumenta.
  • Sua baixa ingestão calórica o torna um grande aliado em dietas para perder ou controlar o peso.
  • Fortalece nosso sistema imunológico.
  • Contém ômega-3, muito importante na dieta mediterrânea.
  • Possui altos níveis de fibras e proteínas vegetais.

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Contra-indicações de couve:

Mas, como todos os alimentos, a couve tem suas contra-indicações, principalmente para quem tem algum problema de saúde.

Não sei se recomendava seu consumo para aquelas pessoas que sofrem de intestino irritável devido aos seus altos níveis de fibras.

Se estivermos tomando anticoagulantes, é melhor evitá-los, pois a vitamina K que contém pode interferir em seu efeito.

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Caso tenhamos sido diagnosticados com tireoide, não deve ser consumido, pois pode interferir no funcionamento dessa glândula.

Seu alto teor de potássio significa que devemos prestar atenção especial para não ultrapassar os níveis diários recomendados.

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Como podemos consumi-lo:

Antes de comê-lo ou usá-lo em nossa louça, é necessário lavá-lo e limpá-lo bem para eliminar qualquer tipo de bactéria ou patógeno que ele possa conter.

Da mesma forma, uma boa ideia para consumi-lo é substituir a alface em nossas saladas por Couve ou usá-la para fazer sucos e vitaminas.

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Outra boa opção é usá-la em caldos ou purês, quando as folhas da couve estão bem macias.

Lembre-se:

A couve é um vegetal cada vez mais consumido globalmente devido aos seus grandes benefícios e nutrientes.

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Fornece-nos uma grande quantidade de fibras e proteínas vegetais altamente recomendadas para a nossa saúde.

Você pode consumir de várias formas, mas a mais difundida é em saladas.

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