Coronavírus: Brasil tem 20 casos do Covid-19 confirmados até o momento

Coronavírus: Brasil tem 20 casos do Covid-19 confirmados até momento
Coronavírus: Brasil tem 20 casos do Covid-19 confirmados até o momento – MATTEO CORNER / EFE

Coronavírus: Brasil tem 20 casos do Covid-19 confirmados até o momento. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta manhã (08/03) o terceiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no estado, sendo o segundo na capital fluminense.

Com isso, sobe para 20 o total de casos confirmados em todo o Brasil. A secretaria salientou, no entanto, que até agora, os três casos no estado do Rio são de pessoas infectadas fora do país.

A nova confirmação envolve uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou a paciente do segundo caso confirmado ontem (07/03) em viagem à Itália.

Ela retornou do exterior na última quarta-feira (04/03) e já estava sendo monitorada por profissionais da Vigilância de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à chegada dessa nova paciente ao Brasil, que está também em isolamento domiciliar.

O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, reiterou que não há, até o momento, transmissão ativa do vírus no estado.

“Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no nível zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, disse Santos.

O secretário acrescentou que até este domingo (08/03) há 111 casos suspeitos no estado, além dos três confirmados de infecção pelo Covid-19.

Pacientes com Covid-19 foram confirmados em SP, RJ, ES, DF e BA

O maior crescimento foi em São Paulo. O estado, que tinha 10 casos confirmados, informou mais três na atualização de ontem.

Um novo caso também foi confirmado na Bahia, que chega a dois infectados e houve a confirmação de um caso no Distrito Federal. Além dessas unidades da Federação, foi confirmada uma pessoa infectada no Espírito Santo e duas no Rio de Janeiro.

No Distrito Federal, uma mulher teve resultado positivo para o vírus. O teste foi feito em uma unidade de saúde particular e foi feita uma contraprova para validar o resultado que deu positivo para o Covid-19 neste domingo.

Já os casos suspeitos caíram entre sexta e sábado, de 768 para 674. Mais 601 casos foram descartados pelas autoridades de saúde. São Paulo segue liderando também a quantidade de suspeitas, com 184.

Em seguida vêm Minas Gerais (123), Rio de Janeiro (111), Rio Grande do Sul (88) e Santa Catarina (44).

Em cinco estados não foram registrados até agora casos suspeitos: Maranhão, Amapá, Roraima, Acre e Tocantins.

Ontem, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que o governo passará a observar com cuidado pessoas de voos internacionais de toda a América do Norte, Europa e Ásia, em vez de países específicos.

Além disso, o titular da pasta informou que prepara medidas como a regulamentação do isolamento domiciliar, a aquisição de mais máscaras e a facilitação da habilitação de leitos como forma de viabilizar estrutura de atendimento.

Agência Brasil

PODE LHE INTERESSAR