Coocktop ou Fogão na cozinha? Vantagens e desvantagens de cada tipo

Coocktop ou Fogão na cozinha? Vantagens e desvantagens de cada tipo
Coocktop ou Fogão na cozinha? Vantagens e desvantagens de cada tipo – Foto: Freepik

Coocktop ou Fogão na cozinha? Vantagens e desvantagens de cada tipo.

Quando você vai se mudar para uma casa nova ou mesmo reformar a sua cozinha, um dos primeiros eletrodomésticos que entra na lista de compras é o fogão ou cooktop. Você sabe a diferença entre eles e qual é mais prático e econômico? Confira agora!

O fogão é o eletrodoméstico que todo mundo tem em casa e que não substitui totalmente o micro-ondas, então é sempre necessário. Mas hoje em dia temos no mercado versões de fogões bem mais modernas e práticas, que são os cooktops.

Esses modelos cheios de tecnologia são aquelas placas de vitrocerâmica que são instaladas em cima da bancada da cozinha. Mas não existe apenas um modelo.

Alguns têm bocas, grades e placa de inox igual ao fogão tradicional. Outros têm um sistema de indução ou elétrico, que não usam gás.

Ainda assim, entre fogão ou cooktop, cada um tem suas vantagens e desvantagens, que dependem das necessidades de quem vai utilizar. Separamos as principais para ajudar você a fazer a melhor escolha para sua casa.

Vantagens e desvantagens do fogão

O fogão tradicional, também chamado de fogão de piso, pode ter quatro, cinco ou seis bocas, todas com grades, placa de inox e o forno embutido.

Esse modelo de fogão só funciona a gás, o que hoje em dia pode ser uma desvantagem devido ao custo. Porém, modelos a gás são mais baratos para comprar.

Os modelos são bem variados e feitos para harmonizar com qualquer tipo de ambiente. Os mais vendidos atualmente são os de inox, que deixam a cozinha com visual mais moderno.

A instalação desse fogão é muito prática e ele é ótima opção para espaços maiores. Se você for morar em uma casa que tenha cozinha embutida, certamente vai ter um espaço reservado para o fogão de piso ou um fogão de embutir (feito para encaixar na mobília sem encostar no chão).

Vantagens e desvantagens do cooktop

O cooktop, também chamado de fogão de mesa, começa chamando a atenção pelo seu desing moderno e clean.

A parte visível é só uma placa de vitrocerâmica, que pode ter bocas ou ser lisa – apenas com círculos desenhados marcando o local de colocar a panela. O cooktop pode ser de três tipos: a gás, elétrico ou por indução.

Cooktop a gás

No modelo a gás, a vantagem é que você pode usar qualquer tipo de panela (alumínio, vidro, barro, cerâmica, inox ou ferro). Assim como no fogão tradicional, você liga e desliga o gás através do controle (botão).

Cooktop elétrico

No modelo elétrico é preciso usar panelas com fundo plano de cerâmica ou vidro. As de fundo esmaltado não são recomendadas. Ele aquece mais rápido do que o cooktop a gás.

Cooktop por indução

Os cooktop que funcionam por indução são os mais caros, porém, mais eficientes. Não possuem bocas e aquecem através de correntes eletromagnéticas que esquentam a placa de vidro e o calor é transferido para a panela.

Esse modelo não funciona com panelas de alumínio, vidro, barro e cerâmica, só aquelas feitas com material magnético. Esse modelo resfria sozinho assim que você retira a panela de cima.

De modo geral, os cooktops possuem superfície mais fácil de limpar e os modelos são mais modernos e tecnológicos, especialmente por indução.

Porém, se você faz questão do forno embutido, essa versão não oferece. Se tiver um cooktop terá que comprar um forno elétrico separado e ter onde colocá-lo.

Fonte: Dicas Online

Veja mais