Consumir tomate pode melhorar sua pele e visão – veja outros benefícios

Consumir tomate pode melhorar sua pele e visão - outros benefícios
Consumir tomate pode melhorar sua pele e visão – veja outros benefícios – Reprodução

Consumir tomate pode melhorar sua pele e visão – veja outros benefícios. Comum na culinária italiana, o tomate, na verdade, é originário da América Latina.

Quando foi encontrado e utilizado pelos europeus, foi considerado venenoso graças à combinação do líquido ácido com o estanho, comum na prataria da época. Isso acabava realmente deixando o alimento tóxico e causando mortes.

Já nos tempos atuais, esse alimento não é mais um perigo e traz, inclusive, muitos benefícios dentro de uma dieta balanceada.

Veja também: Descubra os sete superpoderes do tomate – super nutritivo e antioxidante

O que é tomate? Veja nutrientes

O tomate é uma fruta salgada vermelha, considerada como tal por conter sementes. A nutricionista Isabella Marin explica que ele é composto predominantemente por licopeno, colina, ácido fólico, betacarotenos, luteína e ácido alfa-lipóico. Além disso, é muito rico em Vitamina A, complexo B e C, potássio e cálcio.

Benefícios do tomate

Confira lista de benefícios que consumir tomate podem trazer para a sua vida, de acordo com as nutricionistas Isabella Marin e Roberta Thawana:

1.Auxilia na visão

Por conta da Vitamina A, que protege a córnea, o tomate pode ser um aliado da visão. Quando o corpo possui baixa dessa vitamina, a pessoa pode ter dificuldades grandes de enxergar em ambientes com pouca luz.

2.Proteção solar

O licopeno é uma das principais substâncias dentro do tomate e age a favor da pele, protegendo o corpo dos raios solares.

3.Melhora a pele e cabelo

Além da proteção solar, os tomates também ajudam a deixar a pele saudável, diminuindo a acne e promovendo a redução de manchas e erupções na pele. A presença das vitaminas também evita o envelhecimento da pele por conta dos seus efeitos antioxidantes.

4.Auxilia a saúde dos ossos

Os tomates são extremamente benéficos para a saúde óssea, já que contêm um porte considerável de vitaminas e cálcio, auxiliando na redução de osteoporose.

5.Controla a glicemia

O cromo é outro elemento importante presente na composição do tomate e está associado à redução da taxa de glicemia. Ou seja, controle dos níveis de açúcar no sangue.

6.Combate câncer (em estudo)

Segundo estudos, o tomate auxilia na redução das chances de câncer de próstata, pulmão e estômago. No entanto, outros artigos já associaram o consumo das sementes a problemas renais.

Leia também: Como fazer extrato de tomate caseiro, natural e sem conservantes – receitas

Comer tomate engorda ou não?

Qualquer alimento em excesso pode fazer mal ao organismo e pode sim causar o ganho de peso inadequado. Porém, o tomate tem baixa caloria, portanto, só precisa ser ingerido da forma e na quantidade correta.

Inclusive, o tomate auxilia no emagrecimento, porque tem um baixo teor calórico, podendo ser consumido de uma forma mais abundante, entretanto, com moderação. Existem estudos que verificam seu poder termogênico sobre o nosso organismo, mas nada confirmado ainda.

Como fazer molho de tomate caseiro

Os molhos de tomate são tão saudáveis quanto os próprios tomates; pois eles contêm as mesmas características; pouco reduzidas pelo processo de cozimento entre outros.

Receita de molho de tomate caseiro

Ingredientes

3kg de tomates orgânicos bem maduros
1 cebola picada
1 fio de azeite de oliva extra virgem
Água
1/2 colher de sopa de açúcar demerara ou mascavo

Modo de preparo

Para fazer o molho caseiro, corte os tomates em pedaços médios. Insira dentro do liquidificador com casca e com a água. Depois, leve a frite a cebola no azeite, adicionando o sal verde e o tomate batido. Depois, acrescente o açúcar.

Deixe refogar por 45 minutos em fogo baixo (com a panela entreaberta), movimentando o conteúdo uma vez ou outro e o molho estará de pronto para consumo.


Referências: Isabella Marin – Nutricionista / Roberta Thawana – Nutricionista.

Fonte: Minha Vida

PODE LHE INTERESSAR