Conheça os três tipos de argila e seus benefícios para a pele

Conheça os três tipos de argila e seus benefícios para a pele
Conheça os três tipos de argila e seus benefícios para a pele. Foto: Beleza e Saúde

Conheça os três tipos de argila e seus benefícios para a pele

Embora as argilas tenham propriedades muito semelhantes , dependendo do seu tipo de pele, você precisará de uma ou de outra.  Ela é feita naturalmente pela decomposição das rochas? As ondas do mar, o vento e outros fatores ambientais atuam para erodi-los. Com o passar dos anos, a argila é formada.

Todos os seus tipos têm propriedades comuns, porque são desinfetantes e anti-sépticos. Também esfoliam a pele, contribuindo para o seu rejuvenescimento e regeneração. Agora você pode ver as propriedades específicas de cada um.

+ Use óleo de coco e bicarbonato de sódio em seu rosto e veja a “mágica” acontecer

Argila verde

A argila verde é a mais indicada se você tiver uma pele oleosa ou mista. Tem um efeito regenerador na pele. Também contribui para a redução das cicatrizes graças à sua alta concentração de oligoelementos e sílica.

Com ele você pode tratar casos de inflamação e vermelhidão com cataplasmas. Você pode usá-lo para fazer uma limpeza profunda através de esfoliação, pois tem propriedades antibacterianas e purificantes.

Como resultado, você obterá:

  • Uma regulação da sensação gordurosa.
  • Sensação de frescura onde o aplica.
  • Uma pele mais elástica após o uso contínuo.
  • Diminuição nas rugas, impurezas e cravos pretos em seu rosto.

+ Três alimentos que farão seu cabelo crescer mais rápido do que o normal

Como você pode obter argila verde?

Você pode comprá-lo em diferentes lojas online, em fitoterapeutas ou lojas especializadas. Você também pode preparar uma máscara de argila verde caseira com pó e água, como você verá a seguir.

Argila branca

Conhecido como caulim, a argila branca é especialmente indicada para peles sensíveis, por ser mais macia. Seu efeito é um pouco menor, mas também menos abrasivo do que o verde.

Entre seus componentes encontramos silício ou alumínio. Seus antibacterianos, propriedades desinfectantes e adstringentes se destacam.

+ Eficaz e barato: o uso do limão para rosto e cabelo

Entre seus efeitos benéficos, você encontrará:

  • Uma limpeza profunda
  • Uma pele purificada e cuidada, mesmo que seja sensível
  • Aumento da regeneração celular, com rosto mais rechonchudo e luminoso
  • Redução de cicatrizes e manchas na pele

Argila vermelha

Diferentes compostos derivados do ferro, como hidróxidos e outros à base de oxigênio, são a causa da cor da argila vermelha.

A argila vermelha é usada principalmente para tratar a acne leve. Alguns dermatologistas usam para remover espinhas. Ela é uma boa exoliadora.

Como o branco, é adequado para peles sensíveis, mas a pele fica um pouco menos seca após o tratamento.

+ Aprenda sobre os benefícios para a saúde de beber água morna

Como preparar uma máscara de argila caseira?

A maneira mais fácil de conseguir uma argila é comprá-la diretamente em uma loja especializada, tanto física quanto online. Você também os encontrará em herbalistas ou mesmo em estabelecimentos de dieta com esta seção.

Mas por outro lado, o que você pode fazer é comprar os pós e fazer sua própria máscara de argila em casa. Para isso, você precisará de:

  • Água desmineralizada, sem cloro (torneira não é válida)
  • Argila em pó
  • Recipiente e utensílios que não são feitos de plástico ou metal. Eles podem ser feitos de madeira ou vidro.

+ Leite de plantas: benefícios e usos para cada um deles

O procedimento é muito simples. Em uma tigela, basta depositar o pó e adicionar água e mexer até que a pasta esteja formada. Para aumentar suas propriedades, você pode adicionar outros ingredientes ativos como chá verde ou óleo de rosa mosqueta, pois ajudam a hidratar a pele ou a tratá-la contra acne.

Considerações

– A aplicação dessas máscaras é mais fácil com o pincel.

-A máscara de argila seca enquanto age em nossa pele. Para que não rache, os músculos do rosto devem estar relaxados e não se moverem durante todo o processo.

-Como já disse, se sua pele é sensível recomendo que use argila branca, porque é mais macia.

-Você pode desfrutar deste tipo de tratamento no máximo uma vez por semana.

-Como a esfoliação às vezes pode ser um tanto abrasiva, após o processo deve-se aplicar um creme para restaurar a hidratação da pele . Assim você manterá uma epiderme cuidada. Se você não sabe qual creme usar, recomendo a marca Dermohelp (Total Nutrition se você tem pele seca, e Aloe Vera Oil – Gel Nutritivo se você tem pele oleosa).

-A argila pode ser guardada na geladeira por até 3 dias, tampada.

PODE LHE INTERESSAR