Conheça os benefícios de consumir sementes de abóbora

Conheça os benefícios de consumir sementes de abóbora.
Conheça os benefícios de consumir sementes de abóbora. Reprodução

Conheça os benefícios de consumir sementes de abóbora

Talvez muitas pessoas não conheçam os benefícios das sementes de abóbora para o nosso organismo, pois são ricas em vitaminas, ácido fólico, ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, potássio, cálcio, ferro, magnésio, cobre, zinco e fósforo.

Podem ser combinados com outros alimentos ou consumidos sozinhos com um pouco de sal, tanto crus quanto torrados, que é a forma mais comum de consumo, semelhante ao girassol.

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É um excelente lanche saudável, por isso costumam mandar as crianças no lanche no lugar de batata frita e outros, pois têm um sabor suave e doce que eles vão adorar.

Alguns dos benefícios que podemos aproveitar são:

Ajuda na perda de peso

Pelo fato de serem ricas em fibras, proporcionam uma maior sensação de saciedade e a pessoa reduz as porções dos alimentos, consumindo menos calorias e promovendo o emagrecimento.

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A fibra também ajuda a controlar a absorção do açúcar no nível intestinal, tornando-o mais estável no sangue, reduzindo a ansiedade.

Aumentar a massa muscular

Estas sementes são uma excelente fonte de proteína, por isso quem pretende aumentar a massa muscular pode incluí-las em saladas, vitaminas, iogurtes, cereais ou mesmo snacks.

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Protege as células do corpo

Graças ao seu alto teor de antioxidantes como carotenóides e vitamina E, as sementes de abóbora ajudam a proteger as células do corpo do efeito dos radicais livres, ajudando a reduzir a inflamação.

Eles também ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como estômago, próstata, cólon e mama.

Diminui a inflamação

As sementes de abóbora são uma excelente fonte de ômega 3, que exerce uma ação antiinflamatória contra o estresse ou processos de doenças; também protege o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição.

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Melhora a saúde da próstata e da tireoide

São ricos em zinco, mineral importante para o fortalecimento do sistema imunológico e que ajuda a regular o funcionamento da tireoide.

Alguns estudos demonstraram que o consumo diário dessas sementes ajuda a reduzir os sintomas da hiperplasia benigna da próstata e melhora a qualidade de vida.

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Luta parasitas intestinais

Essas sementes têm sido utilizadas como remédio caseiro no combate aos parasitas intestinais, pois possuem ação antiparasitária e anti-helmíntica e podem ser utilizadas em crianças e adultos.

Combate a anemia

Essas sementes são uma excelente fonte vegetal de ferro, portanto, ajudam a combater a anemia e também podem ser consumidas por veganos ou vegetarianos para aumentar o suprimento de ferro para o corpo.

É importante que junto com as sementes seja ingerida uma fonte que forneça vitamina C (como laranja, tangerina, mamão papaia, morango ou kiwi), o que facilita sua absorção no nível intestinal.

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Alivia dores de barriga

As sementes de abóbora ajudam a combater a dor de barriga e as cólicas geradas durante a síndrome pré-menstrual, porque contém magnésio, que é um mineral que age diminuindo a contração muscular e a função nervosa.

Cuida do coração

Essas sementes possuem fitoesteróis, magnésio, zinco, bons ácidos graxos e ômega-3, que ajudam a manter a saúde do coração devido ao seu efeito cardioprotetor.

Graças a isso, ajudam a controlar a pressão arterial, reduzir o risco cardiovascular, diminuir os níveis de colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue.

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Regula o açúcar no sangue

Graças ao seu alto teor de fibras e magnésio, as sementes de auyana ajudam a regular o açúcar no sangue, sendo muito importante para diabéticos e para aqueles indivíduos com obesidade com resistência à insulina ou hiperinsulinismo.

É relaxante e ajuda no bem-estar

Essas sementes possuem alto teor de magnésio e triptofano, substâncias que atuam no nível do cérebro, auxiliando no combate ao excesso de estresse, fadiga e estimulando a memória.

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Como preparar

Deixe secar ao sol, no forno, na frigideira ou no microondas até que estejam torradas e douradas. Você pode adicionar um pouco de canela ou apenas sal.

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