Conheça os 8 benefícios de comer abacaxi constantemente

Conheça os 8 benefícios de comer abacaxi constantemente
Conheça os 8 benefícios de comer abacaxi constantemente. Foto: Divulgação internet

Conheça os 8 benefícios de comer abacaxi constantemente

Além do aroma inconfundível, o abacaxi é considerado uma das frutas mais saborosas e refrescantes do mundo. Esta fruta está incluída em várias preparações, tanto ao pequeno-almoço, como ao almoço ou ao jantar nos menus familiares.

Se comer muitas frutas diariamente não é sua praia , mas você gosta de abacaxi, talvez deva considerar adicioná-lo com mais frequência à sua dieta. Você não apenas se presenteará, mas também poderá obter grandes benefícios para sua saúde.

A seguir, falaremos mais sobre essa fruta e suas contribuições, quando você a inclui regularmente em sua dieta.

>>Gengibre e cúrcuma: tudo o que você precisa saber sobre seus benefícios

Fatos sobre abacaxi

O abacaxi é uma fruta  brasileira, que é constituído por uma grande percentagem de água, mas que possui uma grande fonte de iodo, vitamina C, ácidos orgânicos e bromelaína. Os especialistas comentam que, se bem amadurecido contém cerca de 11% de carboidratos. As vitaminas mais abundantes são C, B1 e B6. Veja os principais benefícios do abacaxi:

1. Apoia o sistema imunológico

Por seu conteúdo em vitamina C e antioxidantes, o abacaxi é considerado uma fruta que contribui para a saúde do sistema imunológico em geral. Além disso, a vitamina C costuma estar associada à redução do risco de doenças e à redução do impacto do estresse oxidativo.

>>5 chás diferentes para reduzir inflamação e perder peso

Por si só, ajuda a curar ou prevenir resfriados, resfriados e vírus, mas contribui para a saúde em geral.

2. Contribui para a saúde da pele

Como a vitamina C contribui para a produção de colágeno e cicatrização de feridas, entre outros problemas, comer abacaxi pode ajudar a cuidar da saúde da pele. Além disso, a fruta também fornece diversos antioxidantes que reforçam a ação dos nutrientes.

3. Fornece iodo

O consumo regular de abacaxi permite obter uma certa quantidade de iodo, um mineral essencial para a produção dos hormônios tireoidianos e para realizar diferentes funções vitais que promovem o equilíbrio de todo o corpo e, portanto, contribuem para o bem-estar.

>>Para que serve a vitamina D e por que ela é importante para as pessoas?

4. Ajuda a eliminar fluidos retidos

Por ser rico em água e fibras, o abacaxi favorece os processos de digestão e, por sua vez, melhora o trânsito intestinal. Por outro lado, também contribui para a eliminação dos líquidos retidos, pois tem efeito diurético.

Comer abacaxi estimula os movimentos peristálticos e a liberação de sucos gástricos que ajudam a dissolver melhor os alimentos.

5. Promove a saúde do sistema ósseo e muscular

Comer abacaxi é benéfico pelo aporte de magnésio e potássio fornecidos por esta fruta, dois nutrientes essenciais para o sistema ósseo e muscular.

>>Saiba como melhorar sua saúde mental através da yoga

Segundo especialistas  o corpo precisa de potássio para quase todas as suas funções, inclusive para o funcionamento adequado dos rins e do coração, contração muscular e transmissão nervosa. O magnésio também é essencial para regular a função muscular e do sistema nervoso, os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Além disso, ajuda a construir proteínas, massa óssea e DNA.

6. Não altera os níveis de açúcar no sangue

Comer abacaxi fresco, natural, sem nenhum aditivo (xaropes, xaropes, etc.), pode ser delicioso (além de benéfico) para pacientes com diabetes. A fruta não altera os níveis de açúcar no sangue e, ao contrário, ajuda a equilibrar a dieta.

7. Ajuda a regular a pressão arterial

Você se lembra que mencionamos o potássio entre os nutrientes que o abacaxi contém? Bem, este é um dos minerais mais importantes para o corpo. O potássio tem efeito vasodilatador. Isso pode se traduzir em melhor circulação sanguínea.

>>Por que perder peso é uma boa opção para parar de roncar à noite?

8. Hidratos

Graças ao seu alto teor de água, o abacaxi ajuda a complementar a hidratação diária , algo essencial para a saúde de todo o corpo e a realização de múltiplos processos vitais.

PODE LHE INTERESSAR