Conheça os 3 tipos de merengue que existem e como preparar cada um deles

Conheça os 3 tipos de merengue que existem e como preparar cada um deles
Conheça os 3 tipos de merengue que existem e como preparar cada um deles. Foto: Pixabay

Conheça os 3 tipos de merengue que existem e como preparar cada um deles

O merengue é um dos elementos mais importantes da confeitaria , serve tanto para fazer receitas onde é a base, até para fazer decorações e acompanhamentos. Por ser uma preparação tão popular, pode-se pensar que existem muitas variantes e centenas de receitas para fazê-lo, no entanto, na confeitaria internacional geralmente há apenas 3 tipos diferentes de merengue.

>>Cookies de chocolate para fazer em casa durante o confinamento

A origem do merengue é um tanto incerta, existem algumas versões que o colocam como uma invenção de um cozinheiro italiano embora suas primeiras menções possam ser encontradas em livros franceses por volta de 1962, a verdade é que o merengue se tornou muito popular na França graças a Maria Antonieta e sua forma atual de prepará-la devemos a  Antoine Caréme que criou o pasteleiro.

Os três tipos de merengue que são usados ​​hoje são o suíço , o italiano e o francês ; e vamos ensiná-lo a preparar todos os três.

>>Molho pesto vermelho: prepare esta receita em menos de 10 minutos

Merengue suíço

Ingredientes

  • 200 gramas de clara de ovo
  • 300 gramas de açúcar
  • Limão

Vamos dissolver o açúcar das claras em banho-maria, colocar o açúcar e as claras num recipiente com água média e mexer até incorporar, tendo o cuidado de não ultrapassar os 60º ou as claras começarão a endurecer. No liquidificador, adicione algumas gotas de suco de limão e trabalhe em velocidade média até que as claras comecem a montar, depois vá até a alta velocidade até que se formem picos firmes e o merengue esteja pronto.

>>7 benefícios de comer amendoim que você não conhecia

Merengue francês

Ingredientes

  • 5 claras de ovo
  • 150 gramas de açúcar
  • 150 gramas de açúcar de confeiteiro

Bata as claras até ao nogado, vamos adicionando o açúcar aos poucos sem parar de bater, uma vez que o açúcar esteja incorporado bateremos até obter picos firmes e adicionaremos o açúcar de confeiteiro de forma envolvente, este é o merengue mais fácil de fazer.

>>3 passos simples para cuidar do seu coração de acordo com especialistas de Harvard

Merengue italiano

Ingredientes

  • 50 gramas de açúcar
  • 200 gramas de açúcar
  • 50 mililitros de água.

>>Como apreciar um bom vinho? Dicas para fazer como um especialista

Em uma panela colocaremos os 200 gramas de açúcar e a água para esquentar, quando atingirmos 102 ° graus será nossa marca colocar as claras com os 50 gramas de açúcar restante para bater, assim que nosso xarope atingir 120 ° graus retiramos do fogo e vamos juntar às claras em forma de fio sem parar de bater, vamos trabalhando até que se formem picos firmes no merengue .

PODE LHE INTERESSAR