Conheça cinco alimentos que causam mau hálito

Conheça cinco alimentos que causam mau hálito
Conheça cinco alimentos que causam mau hálito © Shutterstock

 

Conheça cinco alimentos que causam mau hálito.

O mau hálito é provavelmente uma das condições mais embaraçosas que existem e, em muitos casos, quem sofre dele é o último a saber. No entanto, é importante saber que existem muitos fatores relacionados à sua aparência, a verdade é que pode ser uma situação ocasional ou também fazer parte de um problema crônico com outras conotações.

Conheça os benefícios surpreendentes da água de maçã

O mau hálito também é conhecido como halitose e, de acordo com dados revelados pela Sociedade Espanhola de Periodontologia e Osseointegração (SEPA), 30% da população adulta em algum momento de sua vida sofre de mau hálito.

Há uma crença que se concentra na saúde do trato intestinal como a principal causa, razão pela qual muitos atribuem o problema às doenças digestivas e hepáticas.

Além disso, vários especialistas em saúde bucal apontam que o motivo mais frequente de mau hálito é diretamente na boca, ou seja, é devido à presença de uma série de bactérias na cavidade oral, especificamente na parte posterior da língua.

Como fazer uma limpeza de pele caseira saudável e completa

O mau hálito ocorre devido ao aparecimento de gases chamados compostos voláteis de enxofre na cavidade oral e está provado que eles são derivados de problemas de saúde bucal.

E também uma causa importante está relacionada a maus hábitos, como tabagismo, alcoolismo e também uma das principais causas da dieta. Assim como existem alimentos que são bons aliados para melhorar a halitose, há outros que a agravam.

Aprenda como caramelizar a cebola para dar um toque especial em várias receitas

1. Alho e cebola

Alho e cebola são sem dúvida os primeiros e mais populares da lista. Eles pertencem à família dos vegetais de allium, aos quais também pertencem alimentos como alho-poró, poros e cebolinha.

O que acontece com esse grupo de vegetais é que, apesar de seus extraordinários benefícios à saúde, eles se caracterizam por serem um aroma forte e liberam sulfatos que causam mau hálito.

Isto é devido ao seu conteúdo em átomos de enxofre que se ligam a átomos de carbono , que estão associados a maus odores. Por outro lado, existem informações que indicam que os alimentos ricos em enxofre. Eles podem servir como alimento para as bactérias que habitam a cavidade oral.

Alho emagrece? Conheça as propriedades vão te ajudar a perder peso

2. Produtos de origem animal

Uma das principais recomendações para combater o mau hálito é monitorar o consumo de alimentos de origem animal, como carne vermelha, peixe, ovos, laticínios e outros tipos de carne.

Isto é principalmente devido ao seu alto teor de gordura, que pode levar a problemas digestivos como gastrite e refluxo relacionados ao mau hálito.

Por outro lado, os alimentos de origem animal destacam-se pelo alto teor de aminoácidos que contêm enxofre, cisteína e melatonina.

10 maravilhas que o bicarbonato de sódio pode fazer pela sua pele, dentes, cabelo e mais

3. Vegetais crucíferos

Esse tipo de vegetal é um ótimo aliado nutricional e, de fato, seu consumo está associado a grandes benefícios à saúde.

No entanto, eles não são os melhores aliados da respiração, devido ao seu conteúdo de glucosinolato, um composto rico em enxofre e diretamente relacionado ao mau hálito.

Uma vez digeridos, o enxofre é liberado no sangue e gera um  cheiro ruim , que é liberado pelos pulmões e saliva.

Superalimentos da dieta: por que você deve comer alho, limão e cebola todos os dias

4. Café

Todos desfrutamos de uma boa xícara de café para nos encher de energia pela manhã; a verdade é que, quando nos excedemos em cafeína, aumenta o risco de sofrer mau hálito.

Isso ocorre porque o café tende a causar desidratação e é um ambiente muito favorável à disseminação de bactérias causadoras de mau odor, além de influenciar a diminuição da produção de saliva. Uma boa dica é sempre acompanhar seu café com um copo grande de água.

Receita de pudim de café com apenas 2 ingredientes

5. Atum em conserva

O atum enlatado é um dos produtos de despensa mais básicos usados ​​na cozinha de muitas casas. No entanto, é um produto que exala um odor forte que permanece por um longo tempo na cavidade oral.

O que acontece com peixes, moluscos e especialmente aqueles que vêm em conserva é que eles oxidam na boca e produzem um cheiro ruim.

Perca até 4kg em poucos dias fazendo a dieta do atum

Uma boa recomendação é a higiene bucal adequada após consumi-los ou mastigar algumas folhas de hortelã fresca.

PODE LHE INTERESSAR