Conheça os benefícios medicinais do chá de kombuchá

Conheça os benefícios medicinais do chá de kombuchá
Conheça os benefícios medicinais do chá de kombuchá © Shutterstock

Conheça os benefícios medicinais do chá de kombuchá.

Hoje temos em mãos todo o tipo de tendências nutricionais, que visam criar hábitos e práticas que nos aproximem de um estilo de vida mais saudável.

Quais são os benefícios do chá de coentro e como bebê-lo

A partir disso, existem alimentos que são os aliados perfeitos para potenciar o emagrecimento e acima de tudo que se distinguem pelos seus inigualáveis ​​benefícios medicinais.

Nos últimos meses, o kombuchá tem atraído atenção especial e seu consumo tem sido considerado uma importante ferramenta em diversas correntes da medicina natural, fitoterapia e fitoterapia.

Além de estar na moda, o kombucha é uma bebida milenar consumida há milhares de anos. É um chá fermentado que não só está associado a grandes benefícios curativos como também é uma bebida rica em probióticos benéficos para o organismo.

O que causa manchas amarelas de suor?

Outro de seus grandes valores está no seu poder antioxidante, que está associado a qualidades para matar bactérias nocivas e combater diversas doenças. Isso se deve à sua imensa capacidade de fortalecer as defesas e a microbiota.

Benefícios do Kombuchá, apoiados pela ciência:

1. Fonte poderosa de probióticos

Sem dúvida, o kombuchá é um dos alimentos fermentados mais valorizados por seu conteúdo probiótico. Isso ocorre porque é uma bebida que é feita adicionando cepas específicas de bactérias, fermento e açúcar ao chá preto ou verde e, em seguida, deixando-o fermentar por uma semana ou mais.

 O que acontece no processo é que as bactérias e o fermento formam uma camada na superfície do líquido (semelhante a um cogumelo) e é por isso que muitos também o chamam de “chá de cogumelo”.

Alterações hormonais, infecções e outras razões pelas quais seus pés incham

Os ácidos acético e láctico são produzidos durante a fermentação, que estão relacionados às suas propriedades probióticas que melhoram a saúde. É um alimento saudável que possui bactérias benéficas ao intestino, o que está relacionado a grandes benefícios para melhorar a digestão e combater as doenças mais populares, como gastrite, colite, gases e inflamação.

2. Ótimo antioxidante

Ultimamente, fala-se muito sobre antioxidantes e seus grandes benefícios para a saúde. Dentre os principais, destaca-se seu efeito no combate aos radicais livres , substâncias nocivas que estão relacionadas ao aparecimento de inúmeras doenças degenerativas e ao envelhecimento precoce.

Chá de folhas de figueira: como prepará-lo e benefícios

Esse conteúdo de compostos bioativos e antioxidantes torna o consumo de kombuchá um remédio popular para purificar o fígado de toxinas de forma que beneficie seu funcionamento e esteja relacionado a grandes propriedades hepa protetoras. Este poder antioxidante também confere benefícios magníficos para reduzir o risco de certos tipos de câncer.

3. Contra bactérias

Um dos grandes benefícios do kombuchá é seu poder antibacteriano. Como mencionamos anteriormente, durante o processo de fermentação são produzidos uma substância chamada ácido acético e polifenóis, os quais estão relacionados aos benefícios de eliminar do organismo uma longa lista de micro-organismos que são agentes nocivos à saúde e responsáveis ​​por diversas doenças e infecções

8 pontos-chave para iniciar uma dieta anti-inflamatória

4. Melhora a saúde cardiovascular

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo e frequentemente são derivadas de um estilo de vida e dieta pobre.

Beber kombuchá regularmente é um grande aliado na prevenção de doenças cardíacas , isso porque seus compostos bioativos têm a capacidade de regular os níveis de colesterol no sangue.

Chás, infusões e bebidas para queimar gordura e acelerar emagrecimento

Protege as partículas de colesterol da oxidação e melhora os marcadores: elimina o colesterol ruim “LDL” e aumenta o “HDL” bom.

5. Bom aliado contra diabetes

Outro dos problemas de saúde mais preocupantes da atualidade é o diabetes, considerada uma doença crônica com graves consequências para a saúde. Hoje ela afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo e é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue ou resistência à insulina.

Conheça cinco razões para beber chá verde e também seus malefícios

Está comprovado que o kombuchá tem grande capacidade de retardar a digestão dos carboidratos e isso faz com que os níveis de açúcar no sangue sejam regulados. Também está associado a benefícios para melhorar a função hepática e renal.

PODE LHE INTERESSAR