Conheça alimentos que são bons para a memória e previnem o envelhecimento

Conheça alimentos que são bons para a memória e previnem o envelhecimento
Conheça alimentos que são bons para a memória e previnem o envelhecimento. © Adobe Stock

Conheça alimentos que são bons para a memória e previnem o envelhecimento

Você deve estar se perguntando quais alimentos você poderia incluir em sua dieta para melhorar a memória , prevenir o envelhecimento prematuro e manter nossas cabeças funcionando a todo vapor. Bem, deixe-me dizer-lhe que entre todos os alimentos ricos e nutritivos que a natureza nos oferece, existem vários que você pode incluir em sua dieta para ajudar a preservar sua memória e todas as suas habilidades mentais.

A maior parte do nosso cérebro é composta de gordura, e as conexões neuronais precisam de certos minerais, vitaminas B e outros aminoácidos para funcionar. Portanto, você deve incluir alimentos ricos nesses nutrientes em sua dieta, a fim de apoiar o seu cérebro e todas as suas funções.

>>Já teve Covid-19? Descubra como comer para ficar mais saudável

Um dos alimentos que você deve incluir em sua dieta são peixes de água fria , que são fontes ricas em ômega-3. O cérebro é amplamente composto por este ácido graxo DHA que podemos encontrar no salmão, truta, arenque e sardinha, por exemplo. Procure obter peixes de qualidade e evite o atum devido às suas altas concentrações de mercúrio.

As nozes são outros alimentos para o cérebro . Eles contêm muitas propriedades, mas as mais importantes e responsáveis ​​por cuidar do nosso cérebro são:

– Vitamina E : Efeito antioxidante. Lembre-se que os antioxidantes são moléculas capazes de interromper ou neutralizar o efeito dos radicais livres que produzimos naturalmente devido ao estresse, excesso de exercícios, dieta, álcool, fumo e simplesmente por algumas reações químicas que ocorrem em nosso corpo. Isso nos ajuda a manter um cérebro jovem e saudável.

>>5 bebidas com baixo teor de açúcar para combinar com sua comida favorita

– Ómegas : Tipo 3 e 6 essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e neuronal . O ômega 3 favorece a produção natural de serotonina, o neurotransmissor responsável por nossa sensação de bem-estar

– Ácido Fólico : Ajuda a prevenir os acidentes vasculares cerebrais com a diminuição dos níveis de homocisteína, que estão associados a um maior risco de sofrer deste tipo de doença.

Sementes de gergelim e carne de peru, por exemplo, são ricas em triptofano, um aminoácido necessário para também produzir serotonina. Por ter serotonina suficiente no sangue, a melatonina pode ser produzida de maneira adequada, o hormônio responsável por nos mandar para descansar todas as noites.

>>Cinco hábitos que ajudam você a perder peso sem nem perceber

É importante que eles consumam carboidratos, já que o cérebro se alimenta principalmente de glicose. Isso não significa que você deva consumir farinha branca e açúcar, mas carboidratos, como a batata-doce , que também é um bom precursor da serotonina.

Estas são apenas algumas recomendações, mas lembre-se que uma alimentação variada, rica em frutas e vegetais de diferentes cores é fundamental para ter tudo o que o seu corpo e cérebro precisam.

PODE LHE INTERESSAR