Confira como irá funcionar o novo Cadastro Único totalmente digital

Confira como irá funcionar o novo Cadastro Único totalmente digital
Confira como irá funcionar o novo Cadastro Único totalmente digital – Reprodução

Confira como irá funcionar o novo Cadastro Único totalmente digital. O Cadastro Único nacional e totalmente digital será instalado em decorrência de que os serviços presenciais estão suspensos; por causa da pandemia causada pelo Covid-19 que o país está passando.

Veja também: Prazo para beneficiários do BPC realizarem inscrição no Cadastro Único está acabando

Essa versão do serviço funcionaria de forma sistematizada, para que não haja fraudes. E o que levou a senadora Elizane Gama (Cidadania-MA) a propor o debate para incluir um cadastro único nacional digital, foi a carência de informações minuciosas e confiáveis sobre a população.

Assim, segundo Elizane , a proposta desse Cadastro Único nacional digital é possuir dados dos cidadãos que serão devidamente sistematizados. Desse modo, será possível combater melhor os golpes e fraudes em programa sociais.

Leia também: Programa Criança Feliz oferece auxílio a beneficiários do BPC e Cadastro Único

Necessidades justificáveis

Até o mês de Abril, o Governo Federal não tinha informações e não dava assistência de quase um quarto dos brasileiros em situação de vulnerabilidade; que corresponde a 46 milhões de pessoas com CPF cancelados e até irregulares diante da justiça.

Por isso, seria necessário a elaboração e desenvolvimento de medidas que consolidem um banco de dados único da população. Portanto, essa seria a função de um cadastro nacional digital.

Leia também: Cadastro Único só concede benefícios para inscritos que estão atualizados

Como saber se está inscrito no Cadastro Único

Muitos brasileiros ainda tem dúvida, se estão inscritos no cadastro Único do Governo Federal. Para isso, os canais do sistema já possuem essas informações disponíveis.

Para tirar esta dúvida você pode consultar os seguintes canais:

  • Aplicativo – Tem download grátis nas lojas de apps Google Play e Apple Store; Depois de instalado só é informar no aplicativo seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.
  • Telefone – ligação gratuita de telefone fixo, feita pelo número 0800 707 2003. Esse serviço funciona como um tira dúvidas sobre o CadÚnico e outros programas sociais do governo.
  • Site – Basta preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência.

Leia também: Cadastro Único: como emitir comprovante para entrar no Auxilio Emergencial e outros programas


Gosta deste tipo de conteúdo? Então clica aqui para seguir nossa página no Google News e ficar por dentro de todas as notícias relacionadas a este e outros assuntos.

Portanto, outra maneira de acompanhar nossas postagens, é seguindo nossas redes sociais: Facebook ou Instagram.

PODE LHE INTERESSAR