Como usar o sal de cozinha para limpar a casa de um jeito que você não conhecia

Como usar o sal de cozinha para limpar a casa de um jeito que você não conhecia
Como usar o sal de cozinha para limpar a casa de um jeito que você não conhecia © Sebalos / Thinkstock / Getty Images

Como usar o sal de cozinha para limpar a casa de um jeito que você não conhecia.

Todos temos sal em casa para cozinhar, e é muito claro para que é usado. No entanto, poucas são as pessoas que conhecem as muitas qualidades que esse mineral possui para a limpeza doméstica, além de outros usos.

Veja o que NÃO fazer na limpeza da sua cozinha – erros comuns

Desde evitar o aparecimento de fungos no banheiro até limpar o forno, há muitas aplicações. Se você quiser saber como limpar a casa com água e sal, mostraremos alguns truques simples para melhorar sua qualidade de vida e a sua.

Além disso, você evitará o uso de produtos químicos. Você quer saber mais? Junte-se a nós!

Aprenda dicas de limpeza que facilitam para quem não gosta de limpar

Usos de sal para limpeza doméstica

O sal é um dos elementos que nunca faltam na cozinha desde os tempos antigos. Séculos atrás, era considerado um ativo de alto valor, mas hoje está disponível a preços muito acessíveis. Mostramos diversos usos que você pode dar a este mineral:

1. Evite fungos

É inevitável que a cortina do chuveiro fique embolorada devido à umidade. Para evitar isso, lave uma nova cortina com água salgada antes de usá-la e você esquecerá os cogumelos para sempre.

2. Traga o brilho de volta ao cobre

Para limpar objetos de cobre, você pode misturar sal com farinha e vinagre ou limão. Esfregue a superfície com esta mistura, mas faça um pequeno teste antes para verificar o resultado.

Cinco maneiras de fazer limpeza na casa com bicarbonato e suco de limão

3. Velas que duram mais

Além de limpar a casa, com sal, você pode impedir que as velas sejam consumidas rapidamente. Para fazer isso, você só precisa de uma solução muito concentrada de água salgada para mergulhar as velas por algumas horas. Seque-os bem e eles estão prontos para serem usados.

4. Afaste formigas

Para evitar outra infestação de formigas neste feriado , você só precisará borrifar sal nos locais onde esses insetos transitam ou pulverizam com uma solução de sal a 25% em água. Eles não vão incomodá-lo novamente.

ALERTA! Não cometa esses erros ao limpar a casa com água sanitária

5. Elimine maus odores

Você tem calçados em casa e não consegue eliminar o mau cheiro que exala? Basta colocar alguns sacos de pano com algumas colheres de sal, colocá-los dentro dos sapatos e deixá-los durante a noite. Para um efeito mais intenso, polvilhe o sal dentro do sapato, mas não se esqueça de agitá-lo muito bem antes de colocá-lo.

6. Purificador de ar natural

Se você deseja que sua casa cheire sempre bem, além de limpar a casa com água e sal, você pode colocar um copo de sal e cerca de 20 ou 30 gotas do óleo essencial que você gosta. Você pode até adicionar pétalas de rosa ou a pele de uma laranja para tornar o cheiro mais intenso.

7. Limpe o ferro

Se o seu ferro precisar de limpeza, aumente a temperatura para o máximo e passe por bastante sal polvilhado em papel encerado ou jornal.

Use este truque para limpar base do seu ferro de passar roupa

8. Panelas queimadas limpas

Uma maneira eficaz de remover essas manchas incorporadas das panelas é usar sal. Polvilhe um punhado e esfregue a panela com um pedaço de papel. Em seguida, lave com água e uma máquina de lavar louça para remover qualquer resíduo.

9. Limpe o forno

As manchas de graxa ou molho geram maus cheiros e bactérias dentro do forno. Além disso, são manchas muito difíceis de remover. Uma maneira de removê-los é usar sal, e é tão simples quanto umedecer um pouco de sal e esfregar as manchas com uma esponja para limpar o forno.

5 produtos mágicos para limpar vários tipos de manchas em casa

10. Remova as manchas da pia

Para limpar as manchas da pia, misture o sal com um pouco de aguarrás, aplique nas áreas manchadas e deixe agir por 15 minutos. Enxague com água e sabão para remover os restos.

11. Limpe a mesa da cozinha

As mesas da cozinha absorvem a umidade e as manchas típicas da culinária. Para remover todas as bactérias acumuladas, umedeça um pouco de sal e esfregue a placa. Deixe repousar cerca de cinco minutos e enxágue com água.

Mistura caseira para limpar e ariar as panelas de sua cozinha

12. Adeus às manchas de desodorante

As propriedades de branqueamento do sal o ajudarão a remover manchas de desodorante da roupa. Para fazer isso, aqueça meio litro de água e adicione quatro colheres de sopa de sal, deixe de molho as roupas na mistura por algumas horas e lave regularmente.

13. Desentupir os canos

Limpar a casa com água e sal é muito mais seguro do que usar produtos químicos que podem ser perigosos. Também é muito eficaz para desobstruir tubos. Misture cinco colheres de sopa de sal diluído em um litro de água fervente e despeje lentamente o produto no cano.

Truques para limpar o banheiro e deixá-lo impecável

14. Polimento de metais

Assim como limpar o forno, o sal é muito útil para polir metais. E é que poeira e sujeira estragam objetos de prata, ouro e aço. Para limpá-los, misture o sal com um pouco de vinagre e esfregue esses itens para limpar a sujeira incorporada.

Veja mais