Como usar o óleo de jojoba para cuidar do cabelo e da pele

Como usar o óleo de jojoba para cuidar do cabelo e da pele
Como usar o óleo de jojoba para cuidar do cabelo e da pele. © Shutterstock

Como usar o óleo de jojoba para cuidar do cabelo e da pele

O óleo é extraído das sementes da planta de jojoba, que cresce especialmente no deserto de Sonora, no México, e em algumas regiões do Arizona e do sul da Califórnia. Embora conhecido há milhares de anos, dia a dia foi ganhando popularidade, até se tornar um produto de grande valor, principalmente pela indústria cosmética, graças à sua composição nutricional. É de cor amarela e tem um cheiro suave e agradável, semelhante ao das avelãs.

Podemos encontrar óleo de jojoba em xampus, cremes corporais, maquiagem, batons e muito mais, ou podemos usá-lo naturalmente.

+ Descubra o que a combinação de xampu com açúcar pode fazer pelo seu cabelo

As sementes de jojoba são ricas em um óleo (mais semelhante a uma cera) composto principalmente de gorduras monoinsaturadas e ácido docosanóico. Este último é geralmente usado em condicionadores de cabelo e hidratantes por suas propriedades de suavização.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO PARA A PELE

É útil para todos os tipos de pele, especialmente oleosa e mista com tendência a acne. Isto deve-se às suas propriedades sebo-reguladoras que, dependendo do tipo de pele, aumentam ou diminuem a produção de sebo, ajudando no controlo do acne em peles mais oleosas e revitalizando as mais secas.

+ Destaque sua beleza com 5 usos secretos do bicarbonato de sódio

Essa peculiaridade do óleo de jojoba permite que a pele o absorva facilmente, sem deixar uma película oleosa, o que faz com que os poros permaneçam abertos.

As peles com acne se beneficiam das propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas e antimicrobianas do óleo de jojoba. A sua utilização regular, como complemento do tratamento médico indicado, ajuda a limpar bem os poros e evita (graças às suas propriedades antimicrobianas) a formação de novos encistamentos na pele, acalmando as dores e desinflando a zona afetada.

+ Use gel de canela e tenha um crescimento capilar incrível

Por outro lado, seus antioxidantes permitem neutralizar os radicais livres e reduzir o envelhecimento e o aparecimento de rugas. Também possui propriedades suavizantes, graças ao fato de ativar o metabolismo da elastina e permitir que a pele recupere sua elasticidade e, por sua vez, limita a perda de água pelas células da pele, mantendo uma boa hidratação. Tudo isso se traduz em uma pele mais lisa e jovem.

E, se isso não bastasse, ele possui um filtro de luz ultravioleta que protege as células da pele dos danos causados ​​pela radiação ultravioleta, atuando como protetor solar e agente protetor contra patógenos.

+ 5 vitaminas essenciais para fortalecer o cabelo e mantê-lo bonito

IDEAL PARA PREVENIR RUGAS

Devemos massagear com 2 ou 3 gotas de óleo de jojoba nas áreas afetadas, todos os dias, tanto pela manhã quanto à noite. Assim, o uso regular do óleo de jojoba nos permitirá, com o tempo, ter uma pele mais elástica e macia. Mas como complemento, podemos utilizar óleo essencial de gerânio rosa, rosa mosqueta, noz de damasco, óleo de cânhamo, entre outros.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE JOJOBA PARA O CABELO

Graças às suas propriedades sebo-reguladoras, pode ser utilizado em cabelos oleosos e secos, que se partem facilmente. Os cereais do óleo de jojoba protegem o cabelo, ajudando a fortalecê-lo da raiz às pontas. Por outro lado, dá brilho e realça a cor natural dos cabelos.

+ Sete alimentos que podem causar queda de cabelo

Pode ser útil, dependendo da causa que a causa, no tratamento da queda de cabelo. Quando a causa da queda de cabelo é o acúmulo de sebo no couro cabeludo, o que pode levar à morte do folículo e à queda de cabelo, o óleo de jojoba pode ajudar a desacelerar esse processo. Aplique uma colher de sopa do óleo 30 minutos antes de lavar os cabelos, massageando suavemente o couro cabeludo para finalizar com o sebo endurecido.

A aplicação do óleo de jojoba nos cabelos também permite selar as pontas que já floresceram, nutrindo-as e melhorando seu aspecto. Por outro lado, a vitamina E presente em sua composição ajuda a revitalizar os cabelos, permitindo que apareça uma juba mais brilhante e lisa.

+ Aprenda a fazer o “efeito Rapunzel” e deixe seus cachos mais definidos

COMO APLICAR NO CABELO?

Cerca de 30 minutos antes de lavar os cabelos, devemos aplicar 1 ou 2 colheres de sopa do óleo e massagear suavemente. Podemos combinar, para obter um melhor resultado, com argão, manteiga de karité, coco, abacate ou manteiga de cacau. Outra opção é adicionar 6 a 7 gotas de óleo ao shampoo que usamos regularmente e deixá-lo agir por 3 minutos antes de enxaguar.

Mas também podemos fazer uma máscara para cabelos muito secos e quebradiços. Então, neste caso devemos massagear os cabelos com o óleo, cobrir com uma toalha quente por 20 minutos e depois lavar os cabelos como costumamos fazer.

PODE LHE INTERESSAR