Como tratar a constipação crônica? 10 passos saudáveis ​​para ajudar o intestino

Como tratar a constipação crônica? 10 passos saudáveis ​​para ajudar o intestino
Como tratar a constipação crônica? 10 passos saudáveis ​​para ajudar o intestino. © Shutterstock

Como tratar a constipação crônica? 10 passos saudáveis ​​para ajudar o intestino

A Constipação Crônica é um distúrbio gastrointestinal que atinge grande maioria da população, e é uma doença que raramente é diagnosticada de forma adequada para encontrar a raiz do problema, para que desta forma possa ser dado o tratamento adequado e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença.

O termo Constipação Crônica engloba uma série de sintomas relacionados à alteração da frequência e consistência das fezes, por isso é entendida como um distúrbio gastrointestinal funcional . É um dos motivos mais frequentes de consulta na prática clínica e, embora não tenha muito impacto na expectativa de vida das pessoas afetadas, altera sua qualidade de vida. A constipação crônica pode ser primária ou secundária , dependendo das causas estima-se que mais de 90% sejam primárias.

>>5 truques para remover o mau cheiro de seus pratos e utensílios de cozinha

O que acontece quando você vive com constipação crônica?

o função digestiva do intestino grosso , que em circunstâncias normais recai basicamente sobre o cólon ascendente, sua função principal é terminar a digestão dos alimentos , e a absorção de água, eletrólitos, vitaminas, bem como outras substâncias que chegam a além de serem solúveis em água, também mantém a microbiota (bactérias benéficas do trato gastrointestinal) e da mesma forma regula o trânsito de substâncias residuais “defecadas”.

Se a defecação não for realizada periodicamente , ou for repetidamente adiada, o cólon continua a absorver água das fezes e a transforma em uma massa difícil de evacuar. O processo de evacuação pode ser alterado pela disfunção de alguns dos mecanismos reguladores e por sua grande sensibilidade a estímulos externos negativos, como estresse, sedentarismo e má alimentação, que nestes tempos de pandemia têm aumentado significativamente, resultando em constipação crônica.

>>Panqueca de batata com carne moída, uma opção deliciosa no almoço

Algumas das medidas que você pode tomar são:

1. Visite seu médico para obter um diagnóstico adequado do tipo de constipação e descartar que seja causada por algum medicamento.

2. Tenha um horário específico para as evacuações, e não exceder o tempo no banheiro por mais de 10 minutos.

3. Mantenha a postura adequada durante as evacuações, levantando os pés pelo menos 10 cm do chão e mantendo as costas retas.

4. Massageie suavemente o abdômen com movimentos circulares no sentido horário.

5. Aumente o consumo de fibra de 25 para 30 gramas por dia de acordo com a recomendação da OMS.

>>Muffins de ovo e bacon, uma receita simples para o café da manhã

6. Tenha um consumo frequente de frutas e vegetais , devendo sempre ser lavados e desinfetados.

7. Prefira grãos inteiros como aveia, arroz selvagem, amaranto, tortilhas de milho e leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha para conseguir a ingestão adequada de fibras.

8. É muito importante aumentar a ingestão de água entre 1 e 2 litros por dia, para que a fibra não desidrate e gere o efeito contrário.

9. Aumente a atividade física para aumentar os movimentos intestinais, como ioga, bicicleta, Pilates ou caminhadas vigorosas.

10. Você pode integrar bebidas fermentadas consumir probióticos como L. acidophilus, L. casei shirota ou S. thermophilus. É sempre importante antes de consumir probióticos consultar um médico especialista e / ou nutricionista que pode aconselhar você e escolher o mais adequado.

>>5 hábitos que podem enfraquecer a relação entre o casal

O tratamento atempado da constipação crónica não só melhora a qualidade de vida, como ajuda a prevenir complicações a longo prazo, como divertículos, pólipos e até cancro do cólon. Uma mudança pontual nos hábitos alimentares faz a diferença.

PODE LHE INTERESSAR