Como reduzir o colesterol ruim naturalmente? Cuide da sua dieta

Como reduzir o colesterol ruim naturalmente? Cuide da sua dieta
Como reduzir o colesterol ruim naturalmente? Cuide da sua dieta. © iStock

Como reduzir o colesterol ruim naturalmente? Cuide da sua dieta

Quatro em cada 10 adultos sofrem de colesterol alto no país. Este importante número é um risco geral para a saúde, uma vez que está comprovado que a hipercolesterolemia tem uma relação estreita com mortes e incapacidades devido a  doenças cardíacas e derrames .

Prevenir e evitar isso, é possível através da dieta . Alcançar um peso saudável através de uma alimentação equilibrada e saudável adaptada às necessidades de cada pessoa é a forma mais eficaz de o fazer; desde que sob supervisão de um especialista.

>>Ansiedade: veja alguns dos alimentos que o ajudarão a controlar os sintomas

Dicas para reduzir o colesterol através da dieta

Adeus às gorduras

Agora, existem dicas básicas que podem ajudar nesse processo. A primeira delas é moderar ou reduzir o consumo de gordura saturada e gordura trans . De acordo com o portal da Mayo Clinic, os primeiros são encontrados principalmente em carnes vermelhas e laticínios inteiros e podem aumentar o LDL, ou colesterol “ruim”. Evitar preparações excessivamente gordurosas também é recomendado, especialmente se você já tiver colesterol alto.

Mais fibra

>>5 maneiras de usar bicarbonato de sódio na cozinha que você deve conhecer

Aumentar a ingestão de fibras e antioxidantes comendo grãos inteiros, legumes, frutas e vegetais pode fazer mais pela sua saúde do que você pode imaginar. Vários estudos têm demonstrado a capacidade dessas substâncias antioxidantes em reduzir ou prevenir a oxidação da gordura e seu subsequente acúmulo nas paredes das artérias. Além disso, a fibra tem a propriedade de capturar certas substâncias no nível intestinal, impedindo sua absorção, entre elas o colesterol e as gorduras.

Integre esses alimentos em sua dieta

>>Quer degustar algo doce? Aproveite este bolo de limão com cream cheese

Aumentar o consumo de peixes em relação à carne, principalmente no caso dos peixes gordos, é essencial, pois se sabe que estes contêm ácidos graxos ômega 3 que proporcionam excelentes benefícios a nível cardiovascular.

Por outro lado, cozinhar com azeite não só nos permite evitar esses óleos nocivos, mas também nos permite experimentar novas técnicas de preparação e desfrutar das propriedades da vitamina E que contém.

Não negligencie hábitos saudáveis

>>Quais são os benefícios do ômega 3 e em que alimentos ele é encontrado?

Por mais difícil que seja, deixar o álcool de lado é importante, pois essa bebida é característica por agregar calorias adicionais, o que pode levar a problemas de peso e, consequentemente, elevar o nível do colesterol ruim e diminuir o colesterol bom. Muito álcool também pode aumentar o risco de doenças cardíacas , assim como consumir mais de 2.300 miligramas de sódio (cerca de uma colher de chá de sal) por dia. Pare de fumar , evite o excesso de peso e faça exercícios físicos ; eles são aliados perfeitos para evitar tudo isso.

PODE LHE INTERESSAR