Como os ovos podem ajudar a perder peso

Como os ovos podem ajudar a perder peso
Como os ovos podem ajudar a perder peso. Foto: iStock

Como os ovos podem ajudar a perder peso

Os ovos são nutritivos e podem ajudá-lo a perder peso. Têm diferentes características que os fazem trabalhar a seu favor, são um alimento rico em proteínas, baixo em calorias e que pode estimular o metabolismo.

Muitos nutrientes e poucas calorias

A primeira maneira de os ovos apoiarem sua dieta é fornecendo uma grande quantidade de nutrientes em troca de poucas calorias. Então você pode tomar café da manhã, almoço ou jantar com dois ovos cozidos e uma xícara de vegetais misturados com menos de 300 calorias.

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Um estudo publicado pelo International Journal of Obesity mostrou que comer ovos no café da manhã com uma dieta de baixa caloria melhora a perda de peso. Mas em comparação com um grupo que tomou café da manhã com alto teor calórico, aqueles que comeram ovos no café da manhã por 8 semanas tiveram uma redução significativa no índice de massa corporal, circunferência da cintura e perda de peso.

Primeiramente, um ovo tem 77-78 calorias, 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras saudáveis. Ele também oferece vitaminas, minerais, ácidos graxos de alta qualidade e antioxidantes.

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Proteína para mantê-lo satisfeito, queimar gordura e manter os músculos

Comer proteínas pode aumentar o número de calorias que você queima, aumentando sua taxa metabólica e reduzindo seu apetite, mostram as pesquisas.

A proteína mantém você se sentindo mais satisfeito do que a gordura e os carboidratos. Estudos têm demonstrado que a proteína faz você se sentir satisfeito e ajuda a reduzir o desejo por carboidratos.

Comer proteínas como ovos também ajuda a construir e manter a massa muscular. A massa muscular magra queima mais calorias do que gordura, mas  mesmo quando o corpo está em repouso.

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Mas é recomendado que os adultos comam um mínimo de 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal diariamente.

Algumas ideias para integrar ovos em sua dieta

Consumi-los no café da manhã lhe dará energia para começar o dia, te deixará satisfeito e pode reduzir a quantidade de calorias que você consome pelo resto do dia.

Evite fazer ovos adicionando muita gordura, mesmo que seja uma gordura saudável como azeitona ou abacate. Adicione o óleo com uma colher e não direto da garrafa.

Mas se não quiser sujar mais de um prato, faça uma omelete. Uma ideia?

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Então coloque ½ pimenta vermelha picada, ¼ xícara de espinafre picado, pimenta serrano ou pimenta jalapeño, dois ovos, tempere com sal e pimenta, mexa e leve ao microondas por 2-3 minutos, pronto!

Com torradas ou sanduíches

. Ignore a maionese e acrescente homus, feijão ou abacate.

Adicione às suas saladas com vegetais variados.

Ovos na farinha de aveia. A aveia é um substituto do arroz que pode fazer parte de um almoço ou jantar saudável.

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Farinha de aveia com espinafre, tomate e ovo. Numa frigideira amoleça os espinafres e o tomate com um pouco de azeite; Sirva com aveia cozida. Na mesma frigideira, frite um ovo (pode-se optar por um ovo cozido) e coloque-o no prato sobre os legumes. Assim, você terá um jantar com fibras, proteínas, ferro, vitaminas e antioxidantes.

Você acha que comer ovos a semana toda pode afetar seu coração?

Devido ao seu teor de colesterol, durante anos a ingestão de ovos esteve associada ao risco de doenças cardiovasculares. No entanto, pesquisas recentes mostram que o consumo moderado de ovos em uma dieta saudável não aumenta o risco dessas doenças.

Estudos publicados no The American Journal of Clinical Nutrition descobriram que comer pelo menos 12 ovos por semana durante três meses não aumentou os fatores de risco cardiovascular para pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2 que seguiram uma dieta destinada a perder peso.

Os ovos contêm nutrientes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Comer um ovo por dia geralmente é seguro para o coração. Por fim, a American Heart Association recomenda 1 ovo ou 2 claras de ovo por dia.

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