Dicas de beleza: como o vinagre de maçã age na pele?

Dicas de beleza: como o vinagre de maçã age na pele?
Dicas de beleza: como o vinagre de maçã age na pele? Foto: Istock

Dicas de beleza: como o vinagre de maçã age na pele?

Nos últimos anos, o vinagre de maçã se tornou popular como um suplemento natural para o cuidado da pele. Seus proponentes sugerem que, quando aplicado regularmente, ajuda a corrigir manchas, como manchas, rugas e cicatrizes. No entanto, quão verdadeiro é isso?

Quanto ao seu uso, existem várias controvérsias. Enquanto alguns afirmam que tem vantagens devido à sua composição nutricional, outros apontam que seu alto grau de acidez pode causar danos à pele. Como isso funciona exatamente? Quais são seus benefícios? Continue lendo!

+ A luz do celular pode estar te fazendo mal; entenda como

O que é vinagre de maçã?

Em primeiro lugar, deve-se lembrar que o vinagre de maçã é um produto obtido a partir da fermentação de maçãs. Em particular, as frutas são esmagadas e o fermento é adicionado a elas. Dessa forma, é produzido o ácido acético, substância que lhe confere sabor e cheiro característicos.

Na maioria das residências, esse vinagre é utilizado para fins gastronômicos, pois é versátil e realça o sabor das preparações. Além disso, há quem o utilize como produto de limpeza, remédio caseiro e suplemento para o cuidado da pele. Mas tem certeza?

+ Aprenda sobre os benefícios para a saúde de beber água morna

Até o momento, não há evidências científicas suficientes para afirmar que este produto tem benefícios medicinais ou cosméticos. Muitas de suas propriedades vêm da sabedoria popular. Ainda assim, não está descartado que possa ser útil contra certas doenças de pele.

Como ele age na pele?

É importante saber como o vinagre de maçã atua na pele para não cometer erros ao usá-lo. Até recentemente, o uso deste produto era promovido como um tratamento “curativo” para doenças da pele. No entanto, isso foi negado, pois faltam evidências para fazer reivindicações sobre suas propriedades.

Agora, como explica a dermatologista Raechele Cochran Gathers na revista Real Simple, é possível que o produto tenha alguns benefícios, mas é preciso usá-lo com cautela. Na verdade, aqueles que desejam usá-lo devem primeiro receber uma avaliação do dermatologista.

+ Água de casca de abacaxi para enrolar naturalmente os cabelos

O vinagre de maçã se destaca por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas que têm demonstrado potencial no controle de infecções cutâneas causadas por bactérias e fungos. Mesmo assim, devido à sua alta acidez, é necessário diluí-lo em água para evitar agressões.

Por outro lado, o produto concentra o ácido cítrico, um alfa hidroxiácido (ou AHA) que está associado à prevenção dos sinais de envelhecimento prematuro e de imperfeições. A sua aplicação, sempre diluída em água, ajuda a manter a pele limpa e com aspecto saudável.

+ Como perder peso em apenas 7 dias usando água de canela

Benefícios do vinagre de maçã para a pele

Para sintetizá-lo um pouco mais, temos que comentar os principais benefícios atribuídos ao vinagre de maçã em relação à saúde da pele. Embora faltem evidências sobre sua eficácia, diluído em água é considerado seguro para a maioria das pessoas. Vamos ver.

Ajuda a combater a acne: não é um tratamento de primeira linha para essa doença de pele, mas pode ajudar. Um estudo publicado no International Journal of Cosmetic Science determinou que substâncias como o ácido cítrico, contido no vinagre, têm potencial antimicrobiano e podem combater a bactéria P. acnes.

+ Benefícios que ninguém disse a você sobre beber água de batata

É um coadjuvante no caso de eczema: apesar da falta de pesquisas, parece que o vinagre de maçã diluído em água é bom para quem tem eczema. A sua natureza ácida contribui para restaurar o pH natural da pele, fundamental para o controlo dos sintomas da doença.

Melhora o aspecto da pele: os alfa-hidroxiácidos ou AHAs que este ingrediente concentra em pequenas proporções contribuem para esfoliar, suavizar e iluminar a pele. Além disso, seus compostos antioxidantes ajudam a inibir os efeitos negativos dos radicais livres para prevenir o envelhecimento prematuro.

+ Pele “esticada”: esses alimentos irão ajudá-lo a produzir colágeno naturalmente

Como usar vinagre de maçã na pele com segurança

Até agora, o vinagre de maçã diluído em água era considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, se você tem pele sensível ou algum tipo de condição dermatológica, é melhor consultar o seu médico ou dermatologista primeiro.

Em todos os casos, recomenda-se fazer um pequeno teste antes de usar o produto na sua totalidade. Para fazer isso, basta aplicá-lo em uma área discreta, como o pulso ou sob a mandíbula, antes de esfregar no restante da pele. Se após alguns minutos não houver reações desfavoráveis, pode ser usado.

+ Conheça os três tipos de argila e seus benefícios para a pele

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (20 ml)
  • 2 colheres de sopa de água (40 ml)

Instruções

-Combine o vinagre de cidra de maçã com as colheres de sopa de água.

-Em seguida, molhe uma bola de algodão no líquido e esfregue nas áreas desejadas.

-Se desejar, faça mais (uma parte de vinagre para duas partes de água) e guarde em um borrifador. O líquido resultante pode ser pulverizado em todo o rosto como um tônico.

Dieta anti acne: pele sem impurezas em apenas 20 dias

Vinagre de maçã para eczema

Em caso de eczema, a recomendação é diluir um copo de vinagre de maçã (250 ml) na água morna da banheira. Em seguida, você deve mergulhar o corpo por 15 a 20 minutos. Após esse tempo, você enxágue e hidrata a pele.

Possíveis efeitos colaterais

Aplicar vinagre de maçã não diluído pode causar queimaduras químicas. Portanto, é fundamental seguir as recomendações de uso. Agora, em um caso relatado no Jornal da Academia Americana de Dermatologia, um menor apresentou agressões na pele devido ao uso deste produto.

Por causa disso, não deve ser considerado levianamente. É essencial avaliar primeiro o estado da pele e se existem possíveis reações adversas. Em alguns casos, mesmo as soluções diluídas podem causar irritação e secura.

+ Como usar o óleo de jojoba para cuidar do cabelo e da pele

O que você deve se lembrar?

Apesar da popularidade do vinagre de maçã como um aliado para a pele, muitos de seus efeitos vêm apenas de dados anedóticos. Por enquanto, não há evidências científicas suficientes para apoiar seu uso como um tratamento para doenças da pele ou para fins cosméticos.

Mesmo assim, diluí-lo em água é uma forma prática de incluí-lo em sua rotina de beleza. Acredita-se que pode promover a limpeza da pele e a redução da acne e do eczema. Você está interessado em usá-lo? Lembre-se de seguir todas as instruções fornecidas.

PODE LHE INTERESSAR