Como marinar o peru de Natal com perfeição e facilidade

Como marinar o peru com perfeição e facilidade
Como marinar o peru com perfeição e facilidade. Foto: reprodução G1

Como marinar o peru com perfeição e facilidade

O peru ainda é sem dúvida um dos pratos mais típicos do Natal , mas poucos se atrevem a prepará- lo porque temem que a carne fique seca; no entanto, quando conseguimos torná-lo suculento, acaba sendo um dos pratos estelares da noite. Se este ano você quer ousar fazer um peru e está determinado a torná-lo suculento, aqui compartilhamos algumas dicas muito valiosas .

O peru é uma ave nativa das florestas do México e dos Estados Unidos que se tornou muito popular no mundo, devido ao seu tamanho e ao seu sabor, pois quando bem preparado apresenta um sabor suave, fresco, aromático e suculento. Dentre suas propriedades nutricionais, destaca – se que é uma proteína com baixo teor de colesterol , além de vitaminas B e minerais como potássio, magnésio e ferro.

>>5 dicas para preparar um cardápio barato para o jantar de Natal

A marinada é uma técnica em que um alimento é imerso em um líquido aromático por um certo tempo para absorver esses sabores. E embora muitos gostariam de acelerar as mãos e tornar as carnes realmente suculentas em pouco tempo, é improvável que obtenha um bom resultado. Aqui nós dizemos qual é a hora certa e tudo que você precisa saber para torná-la perfeita .

Como marinar o peru natalino

1. Escolha um bom vinho

Perus são melhor marinados com vinho e isso depende do gosto de cada um. Alguns aconselham o uso de vinho branco, outros tinto, alguns usam xerez, outros procuram vinhos mais doces, mas depende do gosto de cada pessoa. O importante é escolher um vinho de boa qualidade, para que o peru fique mais saboroso.

>>Como conseguir um empanado crocante? Confira essas dicas

2. Use frutas cítricas

As frutas cítricas realçam o sabor da marinada, principalmente a laranja. Pode-se usar o suco de laranja e adicionar os pedacinhos da fruta na marinada, pois os gomos e as cascas também guardam um sabor e vitaminas que serão absorvidos pela carne do peru na marinada.

3. Escolha as especiarias ao seu gosto

>>Patê de salmão: a receita perfeita para acompanhar os aperitivos de Natal

Recomendamos o uso de pimenta-do-reino moída na hora para dar um sabor melhor ao peru, mas você também pode adicionar outras especiarias a seu gosto. Por exemplo, alguns usam uma combinação de canela, folhas de louro e tomilho fresco, enquanto outros preferem uma mistura de alho, cebola, páprica, orégano e salsa em pó. Outras receitas também incluem vários dentes de alho, geralmente 1 para cada quilo de peru, misturados com suco de laranja.

4. Não injete

Muitos injetam o peru; No entanto, isso não é recomendado, pois ao cortar a carne desta forma, você faz furos por onde se perde o suco natural da carne e seca mais rápido enquanto assa. O melhor é deixar o peru marinado no suco sem fazer cortes anteriores.

>>Bombas de chocolate natalino; tendência que está causando sensação nas redes

5. O que vale a pena leva tempo

Não se desespere, você deve ter paciência para que seu peru tenha o sabor certo, por isso é importante que você faça a marinada pelo menos um dia antes do seu preparo. É preferível marinar a carne no mínimo 12 horas e no máximo 3 dias, virando-a regularmente para que toda a carne absorva os sabores com que está a marinar.

6. Use uma tigela funda

Encontre um recipiente onde o seu peru caiba muito bem, que seja bem limpo e aí acrescente os sucos que escolheu junto com os temperos, lembre-se que ao colocar o peru o nível dos líquidos vai subir, por isso deve ter cuidado para que a sua carne caiba bem . O ideal é que fique bem tapado, mas caso não aconteça é só deitar a marinada sobre a carne de vez em quando e virar.

PODE LHE INTERESSAR