Como fortalecer seu sistema imunológico? Confira 8 dicas de nutrição

Como fortalecer seu sistema imunológico? Confira 8 dicas de nutrição
Como fortalecer seu sistema imunológico? Confira 8 dicas de nutrição. © Getty Images

Como fortalecer seu sistema imunológico? Confira 8 dicas de nutrição

A pandemia COVID-19 causou grandes mudanças em nossas vidas diárias; como mudanças nos padrões alimentares, hábitos de sono e atividade física, porém, é necessário manter um estado de vida saudável neste momento. Até agora, não há evidências de que qualquer suplemento dietético possa prevenir a infecção por coronavírus, mas foi documentada a necessidade de uma dieta saudável para ter um sistema imunológico forte.

Siga estas recomendações:

1. Consumir frutas e verduras: recomenda-se consumir no mínimo 5 porções ao dia, que nos fornecem grandes quantidades de vitaminas e minerais como vitamina A, C, D, E, complexo B, zinco e selênio, importantes moduladores do sistema imunológico. Eles também são uma excelente fonte de antioxidantes, fibras e água, que desempenham um papel importante no controle de doenças crônicas e controle de peso.

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2. Evite comer alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio: diante do estresse e / ou ansiedade, podemos consumir em excesso e com mais facilidade alimentos que contenham esses ingredientes, para evitar isso recomendo que você verifique os selos de advertência Nos produtos industrializados, para evitar a aquisição de alimentos que contenham alto teor destes, reduza também a ingestão de carnes e alimentos de origem animal e consuma gorduras saudáveis ​​como azeite de oliva e abacate. Para reduzir a quantidade de sal que adicionamos aos alimentos, recomendo o uso de especiarias e ervas para temperar os alimentos.

3. Manter a hidratação adequada: a hidratação é um pilar básico da alimentação saudável, pois cumpre várias funções em nosso organismo. Beber água natural em vez de bebidas açucaradas é favorável para manter o seu peso e o seu sistema imunológico.

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4. Coma uma variedade de alimentos: para garantir a ingestão adequada de nutrientes, é importante consumir uma variedade de alimentos dentro de cada grupo alimentar e você deve evitar consumir alimentos ultraprocessados ​​e fast food.

5. Consumir grãos inteiros, leguminosas e gorduras saudáveis: consumir grãos inteiros e leguminosas, sempre combiná-los com vegetais.

6. Limite o consumo de álcool: essas bebidas têm pouco valor nutricional, a maioria com alto teor calórico e seu consumo excessivo está relacionado a diversos problemas de saúde, portanto, no caso de consumir álcool, é importante fazê-lo com moderação.

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7. Suplementação: as evidências científicas sugerem que não existem suplementos conhecidos para prevenir ou tratar a infecção por COVID-19, deve-se tomar cuidado para ingerir altas doses de vitaminas e minerais, pois podem induzir efeitos tóxicos ou mesmo interagir com medicamentos. Suplementos adequados de vitamina C, vitamina D, zinco e selênio têm sido documentados para otimizar a resposta imune quando usados ​​como terapia complementar.

Sempre será preferível obter vitaminas e minerais através da alimentação , porém, os suplementos podem ser indicados para pessoas que, por algum problema de saúde, não possam atender aos requisitos.

8. Higiene: não há evidências de que a doença possa ser transmitida pelo contato com alimentos comprados. A recomendação é continuar com as práticas adequadas de higiene alimentar.

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Além de uma alimentação saudável, existem outros fatores importantes para manter um sistema imunológico adequado, como não fumar, praticar exercícios regularmente, dormir o suficiente e reduzir o estresse.

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