Como fazer uma máscara de mamão para cabelos e rugas?

Como fazer uma máscara de mamão para cabelos e rugas?
Como fazer uma máscara de mamão para cabelos e rugas? © iStock

Como fazer uma máscara de mamão para cabelos e rugas?

Em beleza, as maiores preocupações giram em torno de rugas profundas, pele oleosa, acne, manchas, força do cabelo e coisas semelhantes. O mamão é uma fruta muito saborosa, mas o sabor não é o único benefício. Este alimento possui propriedades muito interessantes no cuidado pessoal devido à sua riqueza em nutrientes como minerais, vitaminas, carotenos, fibras ou flavonóides. Além disso, contém papaína, uma proteína enzimática com propriedades saudáveis.

Neste artigo, você aprenderá para que serve a máscara de mamão, como fazer em casa, quais ingredientes são os melhores para combinar (como mel ou aveia) e algumas sugestões de receitas para que seu preparo caseiro e natural seja fácil para você. Podemos começar?

+9 frutas para aumentar as defesas do sistema imunológico

Para que serve a máscara de mamão?

Aqui estão as propriedades mais notáveis ​​desta fruta tropical quando você a usa como máscara facial ou capilar.

Aveia e mamão para acne e manchas

A fruta bomba é especialmente adequada para peles oleosas, aquelas mais propensas a certos problemas de pele, como acne. Se você não está acostumado a limpar diariamente a pele oleosa, o sebo se acumula na epiderme e, se infeccionar, aparecem espinhas de acne e suas consequentes manchas.

Com a semente de mamão e a máscara de aveia você poderá reduzir aquela gordura que incomoda ao toque do pé. A aveia tem um efeito esfoliante e, se adicionar limão, vai secar as espinhas para facilitar a sua remoção. Para fazer, descasque esta fruta tropical, despeje os pedaços em uma tigela e amasse com um garfo (não amasse porque você quer que adquira uma aparência sólida). Adicione a farinha de aveia e meio limão espremido. Mexa até formar uma pasta, espalhe por todo o rosto e aguarde 15 minutos. Retire com bastante água morna.

+Quais são as propriedades e benefícios do óleo de canola?

Benefícios do mamão e do mel para rugas profundas

Ninguém gosta que a idade passe, algo que se nota quando aparecem rugas e linhas de expressão no rosto. O mamão é uma fruta rica em vitaminas antioxidantes, que ajuda no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento celular e proporciona hidratação, ajudando a manter a pele jovem, elástica e tonificada. Se sua pele estiver seca, aconselhamos incluir mel em sua formulação natural.

Neste caso, você vai preparar uma máscara de mamão e mel que vai combater o envelhecimento da pele e retardar ao máximo a formação de rugas. Mais uma vez, amasse a papaia Carica e despeje o restante dos ingredientes, inclusive outros como geleia real, banana ou ovo. Depois de misturados, aplique no rosto sem entrar em contato com o contorno dos olhos. Deixe agir por 15 minutos.

+Truque caseiro para limpar o sofá e outros estofados com rapidez e facilidade

Como fazer uma máscara capilar de mamão

O cabelo requer cuidados especiais de vez em quando, caso contrário, perderá sua vitalidade, frizz e se deteriorará. Além disso, quando você danifica ou queima o cabelo, é necessário realizar um tratamento como o mamão para melhorar seu estado, recuperar seu brilho natural e fortalecer o couro cabeludo, assim como as fibras capilares.

A preparação desta máscara capilar é extremamente simples. Coloque um mamão descascado em uma tigela, divida-o com um garfo e adicione os seguintes ingredientes:

  1. Mel e óleo de argan se o seu cabelo estiver seco.
  2. Limão e iogurte se você tiver cabelos oleosos.
  3. Aloe vera e óleo de amêndoa para cabelos crespos ou envelhecidos.

Mexa até formar uma mistura homogênea e aplique a máscara cuidadosamente nas pontas e na raiz, massageando suavemente com a ponta dos dedos. Enrole os cabelos com uma toalha úmida para que os nutrientes da cama penetrem melhor e, após 20 minutos, remova com seu xampu usual.

+Hidrate os cabelos e o rosto com essa máscara de chocolate

Quando vou notar os efeitos desta máscara?

Primeiramente depende do estado da sua pele e da frequência com que faz este tratamento. O mamão funciona melhor em uma pele limpa. A pele seca tende a melhorar mais rapidamente do que a oleosa, pois a remoção das espinhas da acne é mais difícil. De sua parte, você deve cuidar bem do seu cabelo. Por exemplo, não coloque o secador muito perto e mova-o constantemente para não queimar os cabelos, e use um bom shampoo que os hidrate e nutra.

PODE LHE INTERESSAR