Como fazer um delicioso molho de tomate caseiro? Aprenda

Como fazer um delicioso molho de tomate caseiro? Aprenda
Como fazer um delicioso molho de tomate caseiro? Aprenda. Foto: Freepik

Como fazer um delicioso molho de tomate caseiro? Aprenda

Um dos ingredientes mais populares da cozinha mundial, sem dúvida é o molho de tomate,  já que graças a ele se fazem uma infinidade de pratos. E, embora muito se especule que a origem desta maravilha tenha sido na Europa , temos que dizer não, que o verdadeiro origem do molho de tomate está no México . Embora tenha sofrido várias modificações ao longo do tempo, acredita-se que tudo venha do grande Tenochtitlán.

Atualmente pode ser utilizado para recheios, molhos, podemos até dizer que é o ingrediente principal para criar a fabulosa e deliciosa pizza. Claro, como já falamos, com algumas variações, mas tudo passa a partir daí e não se pode negar que o molho de tomate é realmente especial.

>>Qual é a melhor dieta para evitar o efeito rebote?

Embora hoje seja muito mais fácil encontrá-lo já preparado, somos defensores fiéis de que o que se cria em casa é sempre mais rico e não só porque o fazemos com amor e dedicação, mas porque nunca se compara. Então, sem mais nada a acrescentar, vamos com nosso molho de tomate caseiro.

Molho de tomate caseiro

Ingredientes

  • 2 kg de tomate
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta verde
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • 1 pitada de açúcar
  • Orégano seco ou manjericão fresco
  • Sal e pimenta
  • Azeite de oliva

>>7 alimentos que o ajudarão a melhorar seu sono e dormir como um anjo

Preparação

Em uma panela, aqueça um pouco de azeite em fogo baixo. Adicione a cebola picadinha, o pimentão verde e o alho. Tempere e cozinhe os dois ingredientes por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.

Quando a cebola fica transparente e macia, acrescentamos o ingrediente mais importante do nosso molho de tomate: o tomate esmagado. Você também pode adicionar 2kg de tomate pelado e sem caroço, mas para acelerar e facilitar um pouco a receita, recomendamos fazer com tomate amassado. Se você fizer como tomate inteiro ele precisará cozinhar por mais 20 minutos.

Acrescente a páprica e o  açúcar para eliminar o excesso de acidez do tomate e algum outro condimento ao seu gosto, como orégano ou manjericão. Cubra e cozinhe em fogo baixo por uma hora.

>>Mousse de frutas vermelhas Keto, sobremesa fácil e pronta em 10 minutos

Com o tempo, quando o molho de tomate ficar um pouco mais espesso, adicione um pouco de sal. Finalmente, se você não quiser encontrar pedaços de vegetais, pode ralar tudo. Se não, você pode deixar assim, como está.

PODE LHE INTERESSAR