Como fazer seu cabelo crescer mais rápido usando alimentos com biotina

Como fazer seu cabelo crescer mais rápido usando alimentos com biotina
Como fazer seu cabelo crescer mais rápido usando alimentos com biotina – Foto: Shutterstock

Como fazer seu cabelo crescer mais rápido usando alimentos com biotina. A biotina é uma vitamina essencial do complexo B, também conhecida com vitamina B7 ou H, que desempenham diversas funções no organismo, ajudando a manter a saúde da pele, cabelo e do sistema nervoso.

Para combater a queda de cabelo e fazer com que cresça mais rápido, é recomendado ingerir 5 a 10 mg de biotina por dia.

A quantidade recomendada de biotina pode ser obtida através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, como avelãs, amêndoas e amendoim, por exemplo, ou por meio da ingestão de suplemento de biotina, devendo o seu consumo ser orientado por um médico ou nutricionista.

Essa vitamina também ajuda a diminuir a caspa, fortalecer as unhas, melhorar a circulação sanguínea e favorecer a absorção intestinal de outras vitaminas do complexo B.

Veja também: Essa receita caseira vai fazer seu cabelo crescer mais rápido e saudável

Como usar a Biotina para o cabelo crescer mais rápido

Benefícios para o cabelo

Alguns estudos demonstram que a biotina ajuda no metabolismo de nutrientes e favorece a produção de queratina, uma importante proteína que forma parte do cabelo, pele e unhas.

Além disso, acredita-se que ajuda a manter a pele e o couro cabeludo hidratado; promove o crescimento de fios mais fortes e resistentes; repara a sua espessura e previne a queda; além de garantir uma aparência mais bonita e jovem aos cabelos.

No entanto, ainda não é claro como a biotina atua sobre o cabelo e pele; sendo necessária a realização de mais estudos científicos para comprovar como essa vitamina atua no organismo.

Quando a queda de cabelo acontece devido à genética, como ocorre na alopecia androgênica, os efeitos da biotina aparentemente são mais limitados. Portanto, além da biotina, é recomendado adotar alguns hábitos que ajudam a fortalecer os fios, como evitar o uso de gorros e chapéus e evitar o cigarro.

Veja também: Como fazer hidratação de gelatina para o cabelo – receitas que funcionam

Como tomar o suplemento de biotina

A recomendação diária de biotina é de 30 a 100 mcg para adultos e de 25 a 30 mcg para crianças entre 4 e 10 anos; podendo ser obtido por meio da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina ou através de um suplemento nutricional.

1. Suplemento

Não existe uma dose recomendada de biotina, por isso é recomendada a sua ingestão conforme as orientações do médico ou do nutricionista; já que a quantidade de biotina pode variar de acordo com a marca do suplemento.

No entanto, a única dose que foi experimentada por via oral em humanos para fortalecer as unhas e cabelos foi de 2,5 mg por dia durante 6 meses.

Além do suplemento de biotina, também existem shampoos que contém essa vitamina e apesar de não serem cientificamente comprovados que ajudem fortalecer o cabelo, acredita-se que seu uso diário poderia fortalecer as fibras e favorecer o seu crescimento.

2. Alimentos com biotina

Consumir diariamente alimentos ricos em biotina como amendoim, avelã, farelo de trigo; noz picada; ovo cozido; pão integral; amêndoa; entre outros; também pode ajudar a combater a queda de cabelo e fazer o cabelo crescer mais rápido.

Tua Saúde

Veja mais