Como fazer cebola caramelizada em menos de 10 minutos? Receita Fácil

Como fazer cebola caramelizada em menos de 10 minutos? Receita Fácil
Como fazer cebola caramelizada em menos de 10 minutos? Receita Fácil. Foto: iStock

Como fazer cebola caramelizada em menos de 10 minutos? Receita Fácil

A cebola é um elemento básico da cozinha que não pode faltar nos nossos pratos. Desde molhos, saladas e até para dar um toque extra de sabor que devemos ter sempre à mão . Devido ao seu sabor intenso, por vezes não é bem aceite por muitas pessoas , até porque deixa no hálito um cheiro muito desagradável que não se pode disfarçar facilmente.

Felizmente, quando cozinhada ou integrada numa receita, a cebola elimina o seu cheiro característico e amolece, tornando os nossos pratos mais saborosos. A cebola caramelizada é uma opção muito boa para acompanhar algumas receitas quando é usada como guarnição ou como lanche para desfrutar em reuniões com a família ou amigos.

>>Experimente o chá de gengibre com limão com o estômago vazio e confira os seus benefícios

A cebola caramelizada é ideal para acompanhar pratos como hambúrgueres, ovos grelhados, saladas, massas, pizzas, batatas assadas, entre muitos outros. É uma das receitas mais fáceis de fazer e você pode até armazená-la em um recipiente de vidro com tampa hermética e colocá-la na geladeira por até uma semana ou mais, para que você possa saboreá-la quando quiser.

O consumo da cebola contém um grande número de benefícios e propriedades para o corpo, por exemplo, é uma das melhores antioxidantes naturais que podemos encontrar. Possui qualidades antibacterianas e anti-inflamatórias, ajuda a tratar resfriados , congestão nasal e até dores causadas por inflamações.

>>Bolo de Oreo: receita deliciosa, sem forno e fácil de preparar

Se você quiser aproveitar esta preparação, compartilhamos a receita das cebolas caramelizadas para que você possa prepará-las em casa e saboreá-las quando quiser.

Cebola caramelizada

Ingredientes:

  • 4 cebolas médias
  • 2 colheres de sopa de água
  • 6 colheres de açúcar mascavo
  • Sal a gosto
  • Molho inglês ou vinagre balsâmico (opcional)
  • Azeite de oliva

>>10 fatos sobre a dieta mediterrânea que você deve saber para ter sucesso

Preparação:

Vamos começar a descascar e a cortar a cebola em tiras finas. Reserva.

Numa frigideira, coloque um fio de azeite e deixe aquecer alguns minutos em fogo médio. Em seguida, adicione a cebola com uma pitada de sal. Com a ajuda de uma colher, de preferência de madeira, mexa muito bem para que a cebola comece a fritar.

Quando a cebola ficar ligeiramente transparente e dourada, acrescente a água e o açúcar. Abaixe o fogo ao mínimo e cozinhe por cerca de 20 minutos. Lembre-se que você deve mexer constantemente para que o açúcar se misture perfeitamente com a cebola.

>>5 dicas de como preparar lanches saudáveis ​​para suas crianças

Assim que começar a caramelizar, você pode adicionar um toque de molho inglês ou vinagre balsâmico para um toque extra de sabor. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, agora você pode saborear suas cebolas caramelizadas nos pratos de sua preferência.

PODE LHE INTERESSAR