
Como apreciar um bom vinho? Dicas para fazer como um especialista
São inúmeros os mitos em torno do vinho, dos códigos de etiqueta e há mesmo aqueles que se espantam por não saber que marca escolher, que tipo de uva é a “melhor”, ou pelo copo em que deve ser servida, quando a única certeza é que a A experiência de tomá-lo deve ser agradável, gratificante e sem qualquer pressão.
Porém, existem algumas dicas que, sem dúvida, podem melhorar seu relacionamento e experiência com ele:
>>Faça a clássica sobremesa francesa Creme Brulee em casa
1) Sirva o vinho na temperatura correta. Nunca se deve tirar o vinho da geladeira ou da adega e colocá-lo sobre a mesa, verifique com antecedência a temperatura ideal da sua garrafa, de acordo com sua linha e estilo, para que você possa prepará-la. Cuide desse processo para que o seu vinho expresse todos os seus aromas e textura.
2) Não cheire a rolha. Essa prática foi realizada décadas atrás, mas era feita mais por moda do que por utilidade. O aroma da rolha nada diz sobre a qualidade do vinho. O ideal é cheirar o vinho depois de servido no nosso copo.
>>5 chás para combater o estresse e o mau humor
3) Não sobrecarregue sua taça. Um terço do copo é adequado. Aprecie o que está degustando aos poucos, sinta os cheiros, aprecie os sabores, não é necessário encher o copo até a borda para apreciá-lo em grande estilo.
4) Pegue o copo corretamente. Não tire do balão, pois basta manchar o copo com as impressões digitais e aquecer o vinho com a mão. Sempre tire o copo da haste.
>>5 condimentos para adicionar à comida que irão ajudá-lo a queimar gordura
5) Prove muitos tipos de vinhos. A prática leva à perfeição, como você pode aprender mais sobre estilos, variedades e rótulos se não os consumir? Não se case com uma marca e experimente, apenas isso o tornará cada vez mais experiente.