Como apreciar um bom vinho? Dicas para fazer como um especialista

Como apreciar um bom vinho? Dicas para fazer como um especialista
Como apreciar um bom vinho? Dicas para fazer como um especialista. © Shutterstock

Como apreciar um bom vinho? Dicas para fazer como um especialista

São inúmeros os mitos em torno do vinho, dos códigos de etiqueta e há mesmo aqueles que se espantam por não saber que marca escolher, que tipo de uva é a “melhor”, ou pelo copo em que deve ser servida, quando a única certeza é que a A experiência de tomá-lo deve ser agradável, gratificante e sem qualquer pressão.

Porém, existem algumas  dicas  que, sem dúvida, podem melhorar seu relacionamento e experiência com ele:

>>Faça a clássica sobremesa francesa Creme Brulee em casa

1) Sirva o vinho na temperatura correta. Nunca se deve tirar o vinho da geladeira ou da adega e colocá-lo sobre a mesa, verifique com antecedência a temperatura ideal da sua garrafa, de acordo com sua linha e estilo, para que você possa prepará-la. Cuide desse processo para que o seu vinho expresse todos os seus aromas e textura.

2) Não cheire a rolha. Essa prática foi realizada décadas atrás, mas era feita mais por moda do que por utilidade. O aroma da rolha nada diz sobre a qualidade do vinho. O ideal é cheirar o vinho depois de servido no nosso copo.

>>5 chás para combater o estresse e o mau humor

3) Não sobrecarregue sua taça. Um terço do copo é adequado. Aprecie o que está degustando aos poucos, sinta os cheiros, aprecie os sabores, não é necessário encher o copo até a borda para apreciá-lo em grande estilo.

4) Pegue o copo corretamente. Não tire do balão, pois basta manchar o copo com as impressões digitais e aquecer o vinho com a mão. Sempre tire o copo da haste.

>>5 condimentos para adicionar à comida que irão ajudá-lo a queimar gordura

5) Prove muitos tipos de vinhos. A prática leva à perfeição, como você pode aprender mais sobre estilos, variedades e rótulos se não os consumir? Não se case com uma marca e experimente, apenas isso o tornará cada vez mais experiente.

PODE LHE INTERESSAR