Como acessar os cursos gratuitos do Programa Senac de Gratuidade (PSG)

Como acessar os cursos gratuitos do Programa Senac de Gratuidade (PSG)
Como acessar os cursos gratuitos do Programa Senac de Gratuidade (PSG) – Reprodução

Como acessar os cursos gratuitos do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Essa é para quem procura uma oportunidade para estudar de graça. Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) você tem acesso a diversos cursos a distância para ganhar novos conhecimentos e conquistar mais espaço no mercado de trabalho.

O PSG destina-se a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários mínimos federais.

Veja também: ACE Cortex oferece 50 vagas em curso gratuito com chance de contratação

Como se inscrever no Programa Senac de Gratuidade?

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “Pré-requisitos” de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos.

A seleção dos candidatos será realizada considerando os seguintes critérios:

a) seleção por Estado;
b) seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
c) classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato; e
d) comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.

O preenchimento das vagas dos cursos obedecerá, rigorosamente, aos critérios de classificação até completar a quantidade de vagas disponíveis em cada curso.

O candidato deverá preencher os formulários com as informações dos documentos solicitados e dar “aceite” durante a inscrição:

– Ficha de inscrição do PSG;
– Autodeclaração de renda;
– Termo de compromisso; e
– Termo de matrícula (somente para Cursos Livres).

O “aceite” do candidato implicará em responsabilidade direta sobre as informações preenchidas nos documentos. Quando o candidato preencher e der o “aceite”, comprovando o atendimento a todos os documentos exigidos, a matrícula será processada e o candidato avisado da sua efetivação pelo e-mail informado.

O cronograma com as datas de início das inscrições e dos cursos será apresentado na guia “Sobre o Curso” de cada programação. As vagas estão sujeitas à disponibilidade nos Estados.

Há vagas disponíveis?

No momento não há vagas disponíveis para o Programa Senac de Gratuidade (PSG). Porém, uma dica para quem busca participar destes cursos gratuitos é sempre manter-se atualizado! Através dos sites oficiais de cada região, é possível acompanhar a divulgação dessas disponibilidades e de seus respectivos editais.

Se você busca cursos técnicos, veja a seguir, quais opções estão disponíveis no Senac.


Cursos técnicos EaD do Senac

As inscrições para os cursos técnicos a distância do Senac EAD estão abertas e seguem até o dia 2 de dezembro de 2019. No total, são 12 opções diferentes nas áreas de comércio; design; gestão; informática; meio ambiente; segurança e turismo.

Com aprendizado em ambiente digital, o Senac EAD garante flexibilidade de tempo e espaço aos alunos, facilitando a conciliação entre os estudos e os compromissos do dia a dia.

Como funciona os cursos?

A necessidade e frequência das atividades presenciais variam de acordo com o curso técnico escolhido, podendo ocorrer em três diferentes formatos: encontros conectados, videoaulas e encontros presenciais.

Nos encontros conectados, o aluno vai ao polo escolhido para acompanhar uma webconferência, interagindo virtualmente com o tutor em tempo real. Geralmente, esse formato é utilizado em aulas inaugurais, estimulando o contato com outros estudantes da turma e com os profissionais e estrutura disponíveis no polo selecionado.

A videoaula é o formato mais utilizado pelos cursos técnicos do Senac EAD, possibilitando que o aluno escolha onde e quando acessará o conteúdo disponível. Neste formato, ainda há a possibilidade de selecionar uma data para interagir virtualmente com os tutores, em tempo real.

Já no encontro presencial, o aluno participa de aulas ministradas pelo tutor no próprio polo selecionado no momento da matrícula. O formato, que envolve atividades como aulas práticas e saídas de campo, são mais frequentes no curso Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Guia de Turismo.  

Diploma

O diploma de Técnico de Ensino Médio tem validade nacional. A lei garante que os diplomas conferidos aos alunos de cursos a distância têm o mesmo valor que os conferidos aos alunos de cursos presenciais, sendo aceitos no mercado de trabalho sem distinção.

Inscrições abertas

A inscrição é gratuita e deve ser realizada na página de cursos técnicos do Portal Senac EAD, na qual também é possível conferir o portfólio completo dos títulos oferecidos e outros detalhes sobre os cursos disponíveis.

PODE LHE INTERESSAR