Como a comida está relacionada ao nosso humor? Dicas para melhorar sua vida

Como a comida está relacionada ao nosso humor? Dicas para melhorar sua vida
Como a comida está relacionada ao nosso humor? Dicas para melhorar sua vida. Foto: reprodução|Blog O Segredo

Como a comida está relacionada ao nosso humor? Dicas para melhorar sua vida

Vamos falar sobre a relação entre seu humor e sua dieta. Você já se perguntou por que você come o que come? E, acima de tudo, por que você faz isso depois de uma situação crítica ou estressante? Tenho certeza que mais de uma vez você já esteve na situação de recorrer a certos alimentos, não muito bons ou considerados “lixo” em geral, para acalmar uma emoção, alguma angústia, ou buscar um estado de prazer.

Por exemplo, um dia, você chega em casa do trabalho muito estressado, cansado, ou algo aconteceu com você no caminho que te fez sentir mal que a primeira coisa que você faz quando chega em casa é abrir sua geladeira, despensa ou até passar, antes de chegar em casa na lojinha para comprar um prêmio, como uns biscoitos, você come tão rápido que nem percebe o gosto, obtendo uma sensação de satisfação e tranquilidade. Mas em menos do que você imagina vem o sentimento de culpa ou desconforto.

>>Alimentos para melhorar a concentração de crianças em idade escolar

Tudo o que você come e o que você come está diretamente ligado à sensação de prazer ou felicidade . Existem dois fatores essenciais que devem ser levados em consideração ao comer. O primeiro fator sobre o qual vamos falar é o sabor, que obviamente é algo subjetivo, mas quanto mais saboroso for um alimento para você, mais sensação de felicidade você terá. Por isso, é importante misturar texturas e sabores na hora de cozinhar para que a nossa comida e, principalmente, a saudável, nos satisfaça ainda mais.

Outro fator importante são os hormônios, existem dois hormônios muito famosos diretamente ligados à felicidade: a serotonina e a dopamina . Esses hormônios aumentam através dos alimentos e, portanto, geram uma sensação de bem-estar emocional.

>>6 razões pelas quais você deve incluir abacate em sua dieta

Os alimentos saudáveis ​​como frutas, verduras, legumes, entre outros possuem nutrientes importantes como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos complexos dos quais não devemos ter medo, que nos ajudam a ter um bom humor, uma sensação mais leve e principalmente para que nosso físico e as funções vitais mentais são elevadas.

Em suma, existem alimentos que são precursores dos hormônios da felicidade, se nos concentrarmos em comer alimentos ricos neles. Novamente, alimentos como frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, feijão, tortilhas de milho, entre outros, manteremos um alto teor de serotonina e dopamina.

>>Nutrição: dicas para manter uma dieta saudável

Claro, sem descuidar dos exercícios, que são essenciais para melhorar ainda mais o seu humor. Este círculo de saúde, entre alimentação correta, exercício físico e um estado de espírito ótimo, te levará a ter uma vida muito mais leve,  que as preocupações ou problemas não pareçam tão grandes, e sobretudo  que saiba como lidar com eles da melhor maneira.

Se ainda não encontrou um exercício de que goste, recomendamos que experimente algo completamente diferente, que seja eficaz e sobretudo que possa fazer com coisas que você já tenha em sua casa como Erre Barre.

>>Faça dele o seu melhor aliado! Conheça os benefícios que a hortelã pode ter

Erre Barre é um método de exercício conhecido como barre, que combina ioga, pilates e balé. Com esse método, além da diversão, você poderá ver resultados tanto no seu estado de espírito quanto no seu corpo em apenas duas semanas, se cuidar bem da sua alimentação. Além de se sentir bem e de ter a melhor atitude, você se divertirá, ficará incrível e ficará mais estável emocionalmente.

PODE LHE INTERESSAR