Cinco alimentos que vão te ajudar a reduzir o seu colesterol

Cinco alimentos que vão te ajudar a reduzir o seu colesterol
Cinco alimentos que vão te ajudar a reduzir o seu colesterol © Freepik

Cinco alimentos que vão te ajudar a reduzir o seu colesterol.

É fácil ingerir níveis elevados (hipercolesterolemia)  de colesterol através da dieta, mas também é verdade que mudanças na dieta podem ajudar a  reduzir nossos níveis de colesterol ruim. Frutas e vegetais frescos, grãos inteiros e ‘gorduras boas’ também auxiliam na saúde do coração.

Consumir alho e cebola na medida certa diminui o colesterol e mais

O que é hipercolesterolemia?

A hipercolesterolemia são os níveis elevados de colesterol no sangue acima de 200 mg / dl, o que acarreta risco de doença cardiovascular. Por esse motivo, é recomendável reduzir os níveis de colesterol em nossa dieta diária.

Como vinagre de maçã pode reduzir colesterol e açúcar do sangue

Como diminuir o colesterol

De acordo com o blog dirigido a pacientes da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, alguns alimentos que reduzem o colesterol fornecem uma boa dose de fibra solúvel, que se liga ao colesterol e seus precursores no sistema digestivo e os retira do corpo antes de atingir a circulação.

Gelatina de vinagre de maçã ajuda a emagrecer e a controlar o colesterol

Outros alimentos fornecem gorduras, que reduzem diretamente o colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL), o chamado colesterol ruim.

E aqueles com esteróis e estanóis vegetais impedem o corpo de absorver o colesterol. Aqui estão cinco desses alimentos não mágicos, mas muito saudáveis:

1. Cereais

Uma maneira fácil de começar a reduzir o colesterol é escolher farinha de aveia ou um cereal à base de aveia no café da manhã. Isso dá a você entre 1 e 2 gramas de fibra solúvel. Adicione uma banana ou alguns morangos para mais meio grama.

Seis alimentos que jamais devem ser congelados

2. Legumes

Os legumes são especialmente ricos em fibras solúveis. Eles também levam mais tempo para seu corpo digerir, o que significa que você se sente saciado por mais tempo após uma refeição.

Esta é uma das razões pelas quais as leguminosas são um alimento útil para quem está tentando perder peso. Com tantas opções (feijão de todo tipo, lentilha, grão de bico, etc.) e tantas formas de preparo, o legume é um alimento muito versátil.

3. Nozes são boas para o colesterol

Um bom número de estudos mostra que comer amêndoas, amendoins, nozes e outras frutas secas é bom para o coração. Comer pouco mais de 55 gramas por dia pode diminuir ligeiramente o LDL, em até 5%.

Dicas práticas de como congelar alimentos corretamente

As nozes têm nutrientes adicionais que protegem o coração por meio de outros mecanismos.

4. Alimentos fortificados com esteróis e estanóis

Os esteróis e estanóis extraídos das plantas prejudicam a capacidade do corpo de absorver o colesterol dos alimentos. As marcas comerciais estão adicionando-os a seus alimentos, desde margarinas a barras de granola, suco de laranja e chocolate.

 Eles também existem como suplementos. Tomar 2 gramas de esteróis e estanóis vegetais por dia pode reduzir o colesterol LDL em cerca de 10%.

Cuide do seu cabelo, pele e unhas, coma alimentos com biotina

5. Peixe gordo

Comer peixe duas a três vezes por semana pode reduzir o LDL de duas maneiras: substituindo a carne, que tem gorduras saturadas que aumentam o LDL, e fornecendo ácidos ômega-3 que reduzem o LDL.

Os ômega-3 reduzem os triglicerídeos na corrente sanguínea e também protegem o coração, ajudando a prevenir o início de ritmos cardíacos anormais.

PODE LHE INTERESSAR