
Cinco alimentos que vão te ajudar a reduzir o seu colesterol.
É fácil ingerir níveis elevados (hipercolesterolemia) de colesterol através da dieta, mas também é verdade que mudanças na dieta podem ajudar a reduzir nossos níveis de colesterol ruim. Frutas e vegetais frescos, grãos inteiros e ‘gorduras boas’ também auxiliam na saúde do coração.
+ Consumir alho e cebola na medida certa diminui o colesterol e mais
O que é hipercolesterolemia?
A hipercolesterolemia são os níveis elevados de colesterol no sangue acima de 200 mg / dl, o que acarreta risco de doença cardiovascular. Por esse motivo, é recomendável reduzir os níveis de colesterol em nossa dieta diária.
+ Como vinagre de maçã pode reduzir colesterol e açúcar do sangue
Como diminuir o colesterol
De acordo com o blog dirigido a pacientes da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, alguns alimentos que reduzem o colesterol fornecem uma boa dose de fibra solúvel, que se liga ao colesterol e seus precursores no sistema digestivo e os retira do corpo antes de atingir a circulação.
+ Gelatina de vinagre de maçã ajuda a emagrecer e a controlar o colesterol
Outros alimentos fornecem gorduras, que reduzem diretamente o colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL), o chamado colesterol ruim.
E aqueles com esteróis e estanóis vegetais impedem o corpo de absorver o colesterol. Aqui estão cinco desses alimentos não mágicos, mas muito saudáveis:
1. Cereais
Uma maneira fácil de começar a reduzir o colesterol é escolher farinha de aveia ou um cereal à base de aveia no café da manhã. Isso dá a você entre 1 e 2 gramas de fibra solúvel. Adicione uma banana ou alguns morangos para mais meio grama.
+ Seis alimentos que jamais devem ser congelados
2. Legumes
Os legumes são especialmente ricos em fibras solúveis. Eles também levam mais tempo para seu corpo digerir, o que significa que você se sente saciado por mais tempo após uma refeição.
Esta é uma das razões pelas quais as leguminosas são um alimento útil para quem está tentando perder peso. Com tantas opções (feijão de todo tipo, lentilha, grão de bico, etc.) e tantas formas de preparo, o legume é um alimento muito versátil.
3. Nozes são boas para o colesterol
Um bom número de estudos mostra que comer amêndoas, amendoins, nozes e outras frutas secas é bom para o coração. Comer pouco mais de 55 gramas por dia pode diminuir ligeiramente o LDL, em até 5%.
+ Dicas práticas de como congelar alimentos corretamente
As nozes têm nutrientes adicionais que protegem o coração por meio de outros mecanismos.
4. Alimentos fortificados com esteróis e estanóis
Os esteróis e estanóis extraídos das plantas prejudicam a capacidade do corpo de absorver o colesterol dos alimentos. As marcas comerciais estão adicionando-os a seus alimentos, desde margarinas a barras de granola, suco de laranja e chocolate.
Eles também existem como suplementos. Tomar 2 gramas de esteróis e estanóis vegetais por dia pode reduzir o colesterol LDL em cerca de 10%.
+ Cuide do seu cabelo, pele e unhas, coma alimentos com biotina
5. Peixe gordo
Comer peixe duas a três vezes por semana pode reduzir o LDL de duas maneiras: substituindo a carne, que tem gorduras saturadas que aumentam o LDL, e fornecendo ácidos ômega-3 que reduzem o LDL.
Os ômega-3 reduzem os triglicerídeos na corrente sanguínea e também protegem o coração, ajudando a prevenir o início de ritmos cardíacos anormais.