Chá de gengibre e cúrcuma para perder peso e fortalecer as defesas

Chá de gengibre e cúrcuma para perder peso e fortalecer as defesas
Chá de gengibre e cúrcuma para perder peso e fortalecer as defesas. Foto: Freepik

Chá de gengibre e cúrcuma para perder peso e fortalecer as defesas

O gengibre e o açafrão são rizomas asiáticos considerados superalimentos hoje, pois compartilham muitos benefícios e muitas propriedades nutricionais para atender a múltiplos propósitos, por exemplo, é usado como um remédio natural para queimar gordura corporal e consequentemente, para perder peso.

Também é usado no combate à inflamação por suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, bem como para aumentar as defesas , proteger o sistema imunológico e tratar o diabetes . Por isso, o gengibre e o açafrão são utilizados não só no preparo de pratos, mas também em bebidas, por apresentarem sabor agradável ao paladar.

>>Isso é o que uma dieta saudável deve conter de acordo com estudos

Se quer saber mais sobre o chá de gengibre e cúrcuma , os benefícios que cada rizoma representa e a forma como pode preparar esta bebida saudável, continue a ler porque aqui contamos mais e mais de que forma deve ser tomado para evitar qualquer contraindicação ao consumo em excesso.

Chá de gengibre e cúrcuma

O gengibre é um produto rico em fibra alimentar, açúcar, proteínas , minerais como manganês, ferro, magnésio, zinco e vitaminas como niacina (B3), B6, riboflavina (B2) e tiamina (B1). Ele também contém compostos não voláteis.

>>Almoço de fim de semana: receita de asas de frango com molho de manga

Isso se traduz em propriedades anti-inflamatórias, por isso favorece o sistema digestivo e as articulações, mas também ajuda a combater dores de cabeça e menstruação. É excelente para evitar outros problemas digestivos como cólicas, diarreia, perda de apetite, flatulência, indigestão ou náuseas.

Ajuda a acelerar o metabolismo, por isso é bom para perder peso; protege o sistema imunológico e fortalece as defesas; ajuda a combater problemas respiratórios como gripe, febre, dor de garganta, bronquite, asma, amigdalite e tosse; Possui propriedades analgésicas , anti-histamínicas, anti- sépticas, antitussígenas , adstringentes e carminativas.

>>O que é cevada e quais são seus benefícios?

Enquanto isso, a cúrcuma é rica em fibras dietéticas, proteínas, açúcares , minerais como ferro, magnésio, zinco, potássio, fósforo e cálcio e vitaminas como E, K, riboflavina (B2), niacina (B3) e B6; Além disso, contém curcuminóides, como curcumina, desmetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina, e óleos voláteis, como turmerona, atlantona e zingibereno.

Entre seus usos como remédio natural, o açafrão auxilia no tratamento de problemas estomacais , reduz inflamações , acalma e previne azia, além de combater a falta de apetite, gastrite ou indigestão, pois estimula a produção de sucos gástricos e pancreáticos . Também previne cólicas intestinais e gases, é um excelente tônico biliar e protetor hepático.

>>Evite que os alimentos grudem na frigideira com estas 6 dicas básicas

Por isso, ajuda a eliminar os cálculos da vesícula biliar e favorece a drenagem do fígado; possui pelo menos dez componentes anticâncer que ajudam o corpo a protegê-lo contra o câncer de cólon, pele, mama e duodenal; excelente para combater doenças relacionadas a problemas inflamatórios .

Por outro lado, também é ideal para emagrecer, pois reduz o colesterol ruim (LDL), diminui o risco de doenças cardiovasculares, estimula o sistema nervoso central, ajuda a combater a depressão e melhora o humor e ativa o sistema imunológico.

>>Infusão de abacaxi para perder peso, aprenda a preparar e a tomar

Como preparar?

Ingredientes:

  • 250 mililitros de água
  • 1 fatia de gengibre
  • 1 fatia de açafrão
  • 1 pedaço de canela
  • 1 pitada de pimenta preta

Coloque a água em fogo médio-alto bem com a canela , a rodela de gengibre e o açafrão , considere que para evitar alergias é aconselhável não consumir mais de 1,5 gramas por dia para adultos saudáveis, caso não consuma o gengibre e o rizoma de cúrcuma você pode substituí-los por uma colher de chá de cada pó.

>>Benefícios de consumir uma boa dieta durante o tratamento do câncer

Depois de começar ferver retire do fogo, espere esfriar para servir, coe e acrescente uma pitada de pimenta-do-reino moída . Opcionalmente, adicione um pouco de mel se quiser adoçar, embora dependendo da finalidade que você está procurando, seja melhor eliminar qualquer adoçante. Você também pode adicionar o suco de meio limão para adicionar vitamina C à bebida.

É aconselhável beber este chá pela manhã e com o estômago vazio , esperar meia hora antes da refeição e não exceder mais de uma xícara por dia. Vale lembrar que essa bebida serve como complemento de uma dieta balanceada e atividade física regular para emagrecer, além de servir como estimulante do sistema imunológico, mas não como medicamento.

PODE LHE INTERESSAR