Chá de erva-doce e receitas caseiras funcionam contra o coronavírus?

Chá de erva-doce e receitas caseiras funcionam contra o coronavírus?
Chá de erva-doce e receitas caseiras funcionam contra o coronavírus? – Reprodução

Chá de erva-doce e receitas caseiras funcionam contra o coronavírus? Muita coisa se tem indicado para evitar a contaminação pelo mais novo vilão em escala mundial. Mas quais são as verdades e os mitos sobre como prevenir coronavírus?

Veja cada uma das formas mais comentadas e compartilhadas, bem como se funcionam mesmo.

Como prevenir coronavírus

A internet é uma dádiva, levando informação acessível a todos. Porém, nem sempre essas são de fato confiáveis. Veja então o que é mito e o que é verdade nesse oceano de dicas para evitar o contágio pela doença.

Máscara de proteção

Será que a máscara de proteção realmente funciona para evitar o contágio? Sim, é verdade. A máscara é fundamental para evitar a transmissão do coronavírus entre pessoas próximas.

Dessa forma, caso ela venha se manifestar no Brasil, é importante ter algumas dessas em casa e usar sempre que for sair.

Se tiver alguém gripado em casa – ou se você for a pessoa gripada – também é uma boa ideia usar. A mais indicada é a do modelo N-95.

Álcool gel

Sabe aquele álcool gel de bolsa ou o hospitalar? Ele pode sim ajudar a te livrar de diversos germes nas mãos, incluindo o coronavírus.

Ele não resiste ao uso adequado do produto, devendo ser de boa qualidade e utilizado corretamente. Para isso, aplique na palma da mão e esfregue por toda a mão, dedos, punho e antebraços.

Água e sabão

Nem sempre acessível, caso esteja na rua, mas certamente funcional. Lavar as mãos com água e sabão ajudam a eliminar mecanicamente o vírus, deixando seu corpo livre da doença.

Por isso você deve sempre lavar as mãos assim que chegar em casa, antes de comer e sempre que possível.

Vitaminas

Se encher de vitamina C ou até mesmo a vitamina D – como estão veiculando – não vai te ajudar a evitar a contaminação.

Claro que é bom manter a imunidade em dia, mas se tiver contato com esse vírus, não serão essas vitaminas que impedirão sua passagem.

E há ainda o risco de hipervitaminose, sendo fundamental não fazer suplementação sem orientação médica.

Óleos essenciais

Têm-se falado sobre o uso do óleo de orégano, tea tree e outros no combate do vírus. Isso é mito, não vai funcionar.

É apenas uma ligação do conhecimento popular (sim, eles são ótimos para outras doenças) com uma situação atual e ainda desconhecida.

Então, nada de automedicação. Se acha que há alguma coisa errada, vá ao médico imediatamente.

Bebidas naturais

Também se tem propagado que beber chá de erva-doce ou até mesmo água com sal pode ajudar a combater o vírus. Mito!

Na realidade, há grandes chances de se desenvolver um problema de inchaço no dia seguinte ou até mesmo agravar quadros como hipertensão. Mas certamente o chá de erva-doce vai te ajudar a ficar livre dos gases… quem sabe não ajuda em algo, não é?

O tal do chá imunológico também não combate o coronavírus, mas, se seu médico autorizar, pode tomar. Ele é composto de alho, gengibre, tomilho, erva-cidreira, limão e água.

Se bem não fizer, mal também não há de fazer… A não ser, é claro, que você não possa tomar algum desses ingredientes. Por isso, o ideal é sempre procurar orientação médica.

Veja também: Veja receitas para deixar o chá de hibisco mais saboroso e ainda saudável

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR