Ceviche de peixe com manga, um prato espetacular

Ceviche de peixe com manga, um prato espetacular
Ceviche de peixe com manga, um prato espetacular. Foto: Gastrolab

Ceviche de peixe com manga, um prato espetacular

O ceviche é um prato muito típico dos estados litorâneos, porque originalmente era feito com peixes ou frutos do mar marinados e “cozidos” em frutas cítricas e outros ingredientes regulares presentes como coentro, cebola e o abacate mexicano é muito típico. Para esta Quaresma e estação quente, o ceviche é definitivamente um dos pratos ideais pela sua frescura.

As receitas de ceviche são muito variadas, um prato que apesar de não ser originário do nosso país, é consumido há centenas de anos e foi adaptado às variações dos ingredientes que também lhe conferem um sabor delicioso. Desta vez, partilhamos consigo a receita de um ceviche de peixe com manga, que equilibra na perfeição os sabores agridoces.

>>Que o calor não te derrote! Dicas para se manter hidratado o tempo todo

Enquanto a manga dá aquele toque doce, os elementos de peixe, suco de limão, cebola e pimentão equilibram os sabores ácidos e salgados, resultando em um prato espetacular. Aproveite esta Quaresma com uma preparação simples de fazer e bem fresquinha, vamos te contando como passo a passo, você não vai se arrepender de fazer em casa!

Ceviche de peixe com manga

Ingredientes:

1 quilo de peixe branco
2/3 xícara de suco de limão
1/4 xícara de suco de laranja doce
2 pimentas serranas
1/2 cebola roxa grande
3 mangas maduras
1 pepino grande
1/4 xícara de coentro picado
1 abacate grande
1 colher de sopa de azeite virgem
Pimenta preta da terra
Sal

>>Aproveite os benefícios da dieta mediterrânea com esta deliciosa salada

Lave bem o peixe com água fria, corte em tiras e as tiras em cubos, passe para uma tigela e acrescente os sucos de limão e laranja e o azeite virgem, mexa bem para integrar, cubra com plástico adesivo e coloque na geladeira por 90 minutos.

Pouco antes de retirar o peixe , em outra tigela coloque a manga em cubinhos, certifique-se de obter uma fruta madura mas firme para que tenha uma boa apresentação; assim como o pepino, o mesmo em cubos e sem sementes.

Adicione a cebola picada, o coentro e os pimentões serrano picados finamente (se você não gosta de picante, pode omitir este ingrediente, e se você gosta de picante, pode adicionar mais a gosto), mexa para integrar.

>>Queime gordura e recupere o corpo consumindo estas 5 frutas

Transfira esses ingredientes para a tigela onde deixou o peixe descansar, que a essa altura já terá sido cozido com o limão, acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto, mexa novamente para integrar e sirva uma porção decorando com algumas fatias de fresco abacate e divirta-se!

PODE LHE INTERESSAR