Castramóvel realiza cirurgia gratuita em Cajazeiras III

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, está de volta nesta segunda-feira (4), na Rua Endel Nascimento, Quadra C, s/n, Cajazeiras III – Águas Claras, após um período de manutenção do veículo utilizado para o procedimento. O atendimento é feito por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para o cadastramento do pet é necessário apresentar cartão do SUS, documento de identificação com foto e cartão de vacinação do animal.

O período de atendimento será entre os dias 4 e 29 de abril. Os procedimentos serão divididos entre triagem – segundas e terças-feiras das 8h às 12h e durante as quartas, quintas e sextas-feiras os animais passam pela cirurgia de esterilização no próprio veículo – ônibus adaptado para realizar o procedimento.

Os cães ou gatos só podem ser operados se não apresentarem nenhum tipo de infestação provocada por pulga ou carrapato. Têm que estar em dia com a vacinação antirrábica – o ideal é que o bichinho esteja vacinado pelo menos há mais de 10 dias e menos de 1 ano – pesar mais que 1kg e 600g para cães e 1kg e 800g para gatos e ter idade entre 6 meses até 5 anos.

Além da castração, também é oferecida a vacina contra raiva. Se o animal não estiver apto por esse motivo, ele é vacinado e retorna em 10 dias para o procedimento cirúrgico, conforme disse o médico veterinário chefe do setor de Vigilância da Raiva do CCZ, Aroldo Carneiro.

A estimativa prevista é de 150 castrações por semana, totalizando 600 atendimentos. “A iniciativa evita o abandono de animais, diminui significativamente o risco de proliferação de doenças, a exemplo da raiva, e para controle populacional. Geralmente os pets mais castrados são gatas, gatos, cachorros e cadelas, nesta ordem”, diz o veterinário.

PODE LHE INTERESSAR