Carteira de Trabalho Digital ultrapassa 300 milhões de acessos; veja como baixar

Congresso mantém veto à emissão eletrônica de carteira de trabalho
Reprodução

Mais de 303 milhões de pessoas já acessaram a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital desde o lançamento em janeiro de 2019. Fruto de uma iniciativa da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, com a parceria tecnológica da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), a CTPS Digital evita que o cidadão tenha que ir presencialmente retirar o documento.

>>Mega-Sena pode pagar R$ 34 milhões no sorteio de amanhã

Por causa da Covid-19, a versão digital teve um aumento expressivo de novos usuários, acessos e downloads desde o ano passado. Apenas em 2020 foram mais de 270 milhões de acessos.

O documento pode ser acessado ou baixado pelo aplicativo. Está disponível nas versões Android e IOS e é gratuito. Já foram mais de 24,2 milhões de downloads.

A emissão da CTPS Digital é feita a partir do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Dessa forma, qualquer pessoa que possua um CPF tem acesso. Ela passou a ser o único documento necessário para contratação de trabalhadores em empresas aderentes ao e-Social.

>>Bolsa Família: liberado pagamento para inscrito com NIS final 5; consulte sua conta

A ferramenta usa as informações das bases de dados federais. Por isso, é fundamental que o empregador esteja em dia com o registro de informações trabalhistas no e-Social para que o trabalhador possa usufruir bem da ferramenta. Se os dados não estiverem atualizados, é preciso solicitar que a empresa empregadora envie as informações mais recentes para as bases federais.

>>PF realiza nova operação de combate a fraudes no Auxílio Emergencial

Como Baixar o CTD?

Acompanhe o passo a passo para obter o aplicativo e cadastrar os seus documentos

Instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;

>>Governo reduz tarifa de importação de bicicletas; veja quanto custará

Cadastro de usuário

Uma vez instalado o app abra e selecione: “Entrar com gov.br”

Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”. (Tela do Gov.br)

Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta, após criar a conta deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.

PODE LHE INTERESSAR