Capricho? Prepare deliciosos nuggets vegetarianos para o jantar

Capricho? Prepare deliciosos nuggets vegetarianos para o jantar
Capricho? Prepare deliciosos nuggets vegetarianos para o jantar. Foto: Shutterstock

Capricho? Prepare deliciosos nuggets vegetarianos para o jantar

Quem disse que vegetais eram chatos e sem gosto? Embora estejamos muito acostumados com alimentos à base de carne, os vegetais são essenciais para a vida e para uma boa saúde, embora nem sempre os incorporemos em nossa dieta. Uma das maneiras que temos insistido em fazê-lo é através do jantar, um momento em que você pode aproveitar muito mais seus benefícios.

Isso porque os vegetais são um alimento de baixíssimo teor calórico, porém com alto teor de vitaminas, minerais, fibras alimentares, antioxidantes e água, o que os torna ideais para dietas de emagrecimento e para o bom funcionamento do aparelho digestivo, entre outros benefícios.

>>Infusão de abacaxi para perder peso, aprenda a preparar e a tomar

Se pensava que comer nuggets é um desejo que só quem não cuida da saúde nem do peso pode dar-se, desta vez trazemos-lhe uma opção que não só é deliciosa, mas também fácil de preparar e nutritiva. Faça facilmente esses nuggets vegetarianos em casa e, em seguida , experimente adicionar seus vegetais favoritos.

Nuggets vegetarianos

Ingredientes:

  • 1 cenoura
  • 1/4 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1/2 xícara de farinha de grão de bico
  • 1 xícara de arroz
  • 1/4 xícara de farinha de amaranto
  • 1/4 de xícara de leite vegetal
  • 1 colher de chá de açafrão
  • Pimenta preta da terra
  • Pó de cominho
  • azeite virgem
  • Sal

>>O que é glúten? Nós contamos os mitos e verdades que o cercam

Enxágue muito bem o arroz em água fria corrente até que a água saia mais limpa e coloque com 2 xícaras de água em fogo médio-alto, mexa algumas vezes, deixe cozinhar, retire e escorra o excesso de água, reserve.

Enquanto isso, lave bem a cenoura, descasque e rale. Pique finamente a cebola e o alho. Coloque uma frigideira em fogo médio baixo com um fiozinho de azeite virgem, quando estiver bem quente acrescente o alho e a cebola, mexa, espere que fique ácido, depois acrescente a cenoura ralada.

Tempere com uma pitada de cominho em pó, pimenta do reino moída na hora, sal e açafrão, mexa muito bem, deixe por 5 a 10 minutos e retire.

Transfira este preparo para um processador ou tigela junto com o arroz cozido e triture na batedeira manual até obter um purê, acrescente a farinha de garbanazo e misture muito bem até obter uma consistência mais espessa e seca.

Arrume um prato com o leite vegetal e outro com a farinha de amaranto. Assim que estiver mais maleável, pegue uma colher de chá do purê e com as mãos modele na pepita, passe cada pepita pelo leite e depois pelo amaranto.

>>Vá com calma: dicas para beber álcool e não se embriagar

Assim que terminar de dar forma, coloque uma frigideira com um pouco de azeite e, uma vez quente, coloque os seus nuggets, vire-os para que dourem bem dos dois lados e repita até terminar. Acompanhe este delicioso jantar com uma salada fresca.

PODE LHE INTERESSAR