Caminhar é fácil pra você? Cuidado com esses seis erros comuns

Caminhar é fácil pra você? Cuidado com esses seis erros comuns
Caminhar é fácil pra você? Cuidado com esses seis erros comuns © iStock

Caminhar é fácil pra você? Cuidado com esses seis erros comuns

Caminhar pode ser uma das formas mais subestimadas de exercício – é acessível para iniciantes e especialistas em fitness, não requer muito investimento e pode ser feito em qualquer lugar.

Além disso, uma rotina de caminhada regular pode ter benefícios de saúde duradouros. Vários estudos afirmam que é tão eficaz quanto correr na redução do risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de promover a perda de peso.

+ 3 remédios naturais para curar o fígado gordo – receitas caseiras

Embora caminhar seja um hábito simples de aprender, também é fácil cometer alguns erros que podem atrapalhar seu progresso ou, pior, causar danos.

6 erros comuns que você comete ao caminhar

Usando os sapatos errados

Cada vez que você inicia uma rotina de corrida, os especialistas recomendam rapidamente um novo par que se ajusta adequadamente aos seus pés. O mesmo acontece quando você inicia uma rotina de caminhada. Dependendo da estrutura e da força do seu pé, sapatos inadequados podem prepará-lo para futuras dores.

+ Descubra quais são as 7 bebidas mais calóricas

Existem três estilos de sapatos de caminhada: neutro, estabilidade e controle de movimento. Existem também três componentes para encontrar o calçado: absorção de choque, amortecimento adequado e suporte estrutural.

Embora alguns tênis de corrida também sejam apropriados para caminhadas, você pode se beneficiar com sapatos especiais para caminhada. Geralmente são menos acolchoados, mais leves e menos volumosos do que os tênis de corrida.

+ Incluir esses alimentos em sua dieta ajuda a eliminar celulite e perder peso

Não andando rápido o suficiente ou uma curta distância

Embora qualquer quantidade de atividade física seja geralmente melhor do que nenhuma atividade física, especialmente se você está apenas começando, uma caminhada tranquila que não aumenta sua frequência cardíaca não aumentará seus níveis de condicionamento como uma caminhada mais rápida.

Em termos de duração, em geral, você deve almejar 150 a 300 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana ou 75 a 150 minutos de exercícios de intensidade vigorosa por semana para benefícios substanciais à saúde, de acordo com as diretrizes. diretrizes de atividade física da Organização Mundial da Saúde. Isso equivale a cerca de 30 minutos de caminhada cinco dias por semana.

+ Alterações hormonais, infecções e outras razões pelas quais seus pés incham

Não tendo postura adequada

Na próxima vez que você for caminhar, avalie sua postura e a maneira como seu corpo se move. Você está curvado? Olhando para o chão? Arqueando as costas? A técnica adequada de caminhada pode ajudá-lo a andar cada vez mais rápido, além de promover uma maior amplitude de movimento para os músculos. Sem falar em evitar dores e dores associadas à má postura.

De acordo com a Harvard Health Publishing, você deve:

  • Fique em pé, como se estivesse sendo erguido da cabeça.
  • Mantenha seus olhos olhando alguns metros à sua frente.
  • Relaxe os ombros, mantendo-os para trás e para baixo.
  • Posicione sua pelve de forma que fique neutra, em vez de abaixo ou projetada para fora.
  • Ao caminhar, deixe os braços balançarem sobre os ombros, em vez dos cotovelos.
  • Caminhe em declive no final

+ Chá de folhas de figueira: como prepará-lo e benefícios

Faz sentido começar sua caminhada subindo e deixar a parte da descida para o final quando você estiver mais cansado, certo? No entanto, isso pode ser arriscado para seus músculos e articulações.

Andar em declive é difícil de controlar devido à natureza da gravidade que o puxa para baixo e às contrações musculares “excêntricas” necessárias para controlar seus movimentos. Se você for um iniciante, deixar toda a descida para o fim pode realmente aumentar sua chance de lesão.

+ Quem faz a dieta do vinho pode perder até 6 kg em 15 dias

Fazendo muito rápido

Caminhar pode parecer um exercício fácil, mas é possível começar com muita força e se queimar ou se machucar. Isso pode acontecer se você aumentar sua quilometragem muito rapidamente ou se esquecer de deixar seu corpo fazer uma pausa de vez em quando.

Ao iniciar uma rotina de caminhada, mantenha distância por 2 a 3 semanas. Em seguida, aumenta ligeiramente, em cerca de 10 por cento, e novamente permanece constante por mais duas a três semanas.

+ Conheça cinco razões para beber chá verde e também seus malefícios

Usando pesos de tornozelo

Em geral, adicionar mais peso a um exercício ajuda a queimar mais calorias e mais músculos. Portanto, o mesmo deve ser verdadeiro para caminhar, certo? Cuidado!

Colocar alguns pesos nos tornozelos e caminhar todos os dias exerce pressão desnecessária sobre as articulações da parte inferior do corpo. Eles o forçam a usar o quadríceps (os músculos na frente das coxas) e não os isquiotibiais (na parte de trás das coxas).

E isso pode levar a desequilíbrios e lesões musculares. Uma vez que os pesos puxam a articulação do tornozelo, isso representa o risco adicional de lesões nos tendões ou ligamentos dos joelhos, quadris e costas.

PODE LHE INTERESSAR