Calendário do Bolsa Família: veja datas de pagamentos para outubro

Calendário do Bolsa Família: veja datas de pagamentos para outubro
Calendário do Bolsa Família: veja datas de pagamentos para outubro

Calendário do Bolsa Família: veja datas de pagamentos para outubro.

A Caixa Econômica Federal inicia no próximo dia 18 aos pagamentos referentes ao mês de outubro do calendário do Bolsa Família para 2021. O benefício social continua com a metodologia dos anos anteriores, sempre com pagamentos na última quinzena de cada mês. Em setembro, 9,45 milhões de beneficiários receberam a 6ª parcela do Auxílio Emergencial. A 7ª será paga entre 18 e 29 de outubro.

>>Auxílio libera pagamentos para beneficiários do Bolsa Família

O Auxílio Emergencial está previsto para durar até outubro de 2021. Após isso, o governo pretende lançar o Auxílio Brasil. Uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial também não é descartada pelo governo.

A folha de pagamento do Bolsa Família no mês passado foi formada por 9,59 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial, sendo 4,92 milhões de mães chefes de família, 3,17 milhões de pessoas que recebem o valor padrão e 1,49 milhão de brasileiros que vivem sozinhos. O programa também depositou o benefício habitual para 5,27 milhões de famílias que não foram consideradas aptas a receber o Auxílio Emergencial pois recebiam valor maior do programa.

>>Substituto do Bolsa Família: decreto aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

O governo federal também anunciou que ocorrerão mudanças no Bolsa Família em 2021. A informação foi confirmada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Cidadania, João Roma, durante entrevista à TV Brasil. Segundo Roma, o programa será aperfeiçoado e deve ter aumento de valor e do número de beneficiários a partir de novembro deste ano.

Auxílio Emergencial

Com as mudanças, o Bolsa Família deixará de existir e passará a se chamar Auxílio Brasil. O novo programa terá três modalidades de benefício básico e outros seis benefícios complementares. A medida provisória 1.061 que cria o Auxílio Brasil foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional no dia 9 de agosto.

>>Dinheiro extra do Bolsa Família deve ir para governadores e prefeitos; entenda

O programa social que atualmente beneficia mais de 14 milhões de famílias tem tíquete médio hoje de cerca de R$ 190,57 mensais e deve ter aumento de pelo menos 50% do valor. O alcance do programa também deve ser ampliado, passando a atingir mais de 16 milhões de beneficiários.

A ideia do governo era incluir no Bolsa Família uma parcela da população que ficou desassistida após o fim do Auxílio Emergencial, mas com o retorno dos pagamentos os planos do novo Bolsa Família tiveram que ser adiados.

>>Ministro diz que Bolsa Família pode chegar a R$ 1.000 com sistema de “trilhas”; entenda

Calendário do Bolsa Família em 2021

Já é habitual há alguns anos que o governo libere o calendário de pagamentos do programa nas primeiras semanas de janeiro. O novo calendário do Bolsa Família 2021 saiu no dia 04 de janeiro e definiu o cronograma de todos os depósitos para este ano.

O presidente Jair Bolsonaro editou o Decreto 10.740 que prorroga até outubro o pagamento do Auxílio Emergencial 2021. Instituído pela Medida Provisória nº 1.039, de 18 de março de 2021, o benefício tinha a previsão inicial de ser pago em quatro parcelas, agora terá sete.

Veja o calendário completo do Bolsa Família para 2021 divulgado pelo Ministério da Cidadania:

Calendário do Bolsa Família: veja datas de pagamentos para outubro
Calendário do Bolsa Família: veja datas de pagamentos para outubro

 

Com informações de Ache Concursos

PODE LHE INTERESSAR