Calendário da piscina olímpica da Bahia tem cinco competições em abril

Recém inaugurada pelo Governo do Estado, a nova piscina olímpica de Salvador recebe, neste mês de abril, cinco competições de natação disputadas por atletas locais e organizadas pela Federação Baiana de Natação (FBDA), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O calendário de provas teve início no último dia 2 e mais quatro competições já estão agendadas para os próximos dias 16, 17, 23 e 30, sempre no período da tarde.
Na prova do último sábado (2), cerca de 100 atletas com idade a partir de 13 anos disputaram o Troféu Professor Frederico Guilherme Argolo – primeira competição realizada após a inauguração. Atletas e treinadores mostraram-se satisfeitos com as características técnicas da piscina, destacando a importância do equipamento para o desenvolvimento da natação da Bahia.
Segundo o professor e treinador de natação Fábio Augusto Seixas, a piscina atende a todos os requisitos técnicos. “Nós temos hoje uma realidade de uma piscina top. Sem dúvida, a mais moderna e eficiente do Brasil, com uma infraestrutura impressionante”, afirma.
Eventos-testes
De acordo com o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, as competições do calendário da FBDA estão servindo como eventos-testes. “Com o funcionamento do equipamento, podemos identificar e corrigir os problemas que porventura forem apontados”. Ainda segundo o diretor, a Sudesb trabalha agora com a perspectiva de inserir o equipamento baiano na Rede Nacional de Treinamento, do Ministério do Esporte.
“O Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) já está integrado [à rede nacional]. Agora, estamos discutindo com o Ministério para que a piscina olímpica, pelas características técnicas que possui, também faça parte desta rede, possibilitando recebermos aqui, para treinamento, seleções nacionais e internacionais de natação, nado sincronizado e polo aquático”, acrescenta Elias Dourado.

PODE LHE INTERESSAR