Cadastro Único: agendamento para o CRAS pode ser feito online

Cadastro Único: agendamento para o CRAS pode ser feito online
Cadastro Único: agendamento para o CRAS pode ser feito online – Foto: Reprodução

Cadastro Único: agendamento para o CRAS pode ser feito online. Precisa atualizar ou efetuar a sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal?

Desde 2019 a Prefeitura de São Paulo disponibiliza o agendamento online para esse tipo de atendimento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Disponível no endereço agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br, o serviço permite ao munícipe a escolha de dia, hora e local para o atendimento.

O agendamento é feito em quatro etapas: após a identificação, o cidadão deve selecionar os serviços que deseja, escolher o endereço mais próximo ou mais conveniente. Na terceira fase, são escolhidos data e horário. Por fim, é exibida uma tela de confirmação.

Atendimento

Entre janeiro e dezembro de 2019 foram contabilizados 736.911 agendamentos online para atendimento nos CRAS relacionados ao CadÚnico. O atendimento sem agendamento prévio só é realizado desde que existam vagas geradas por conta da ausência de alguém que não compareceu ao serviço após o agendamento.

Além do atendimento nos CRAS, o munícipe também pode ir até uma das unidades do Descomplica SP para atualização e inclusão no Cadastro Único, que pode ser agendado pelo link: https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/unidades/.

Na capital paulista, o CadÚnico conta com mais de 1,3 milhão de famílias, que participam dos principais programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Renda Cidadã e Leve Leite, além de benefícios como Tarifa Social de Energia Elétrica, Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência Social, Ação Jovem, Passe Livre Estudantil e ID Jovem.

O Cadastro Único tem validade de dois anos, sendo assim, todas as famílias devem realizar a atualização cadastral até este período estipulado. Além disso, devem ocorrer atualizações sempre que houver mudança de endereço, renda e número de componentes da família.

Sobre os CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com uma rede de 54 CRAS espalhados pela cidade. Esses equipamentos funcionam como porta de entrada à rede socioassistencial e funcionam como unidades básicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As unidades são responsáveis por executar os serviços, programas e projetos sociais desenvolvidos por todas as esferas de governo.

Sendo assim, os serviços estão instalados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade objetivo é prevenir a ocorrência de situações de risco social; por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.

PODE LHE INTERESSAR