
Bolsa Família inicia pagamentos neste mês de março – veja calendário.
Nesta quinta-feira (18/03), 14.524.150 famílias começam a receber a parcela de março do Bolsa Família. É a maior folha de pagamento já registrada pelo programa, com cerca de 300 mil novas concessões em relação a fevereiro. Hoje também começa a última fase de inclusão bancária na Conta Social Digital. Em março serão incluídas mais de 3 milhões de famílias.
>>Fila de espera do Bolsa Família tem mais de 2,1 milhões de grupos familiares
“Atingimos neste mês o número expressivo e inédito de 14,52 milhões de famílias beneficiárias pelo Bolsa Família. Assim, o governo federal vem cumprindo o seu papel de, cada vez mais, proteger a população mais vulnerável e combater a pobreza e a desigualdade social no Brasil, especialmente neste momento delicado da pandemia que o país enfrenta”, observou a secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania, Fabiana Rodopoulos.
>>Veja calendário de atualização de cadastro do Auxílio Emergencial no Caixa Tem
Desde abril de 2020, o número de famílias beneficiárias se mantém acima dos 14 milhões, a maior média da história do Bolsa Família. O valor total de repasses de março supera a cifra dos R$ 2,7 bilhões, com um benefício médio de R$ 186,49. Antes deste mês, maio de 2019 era o que figurava com maior número de famílias contempladas, com 14,33 milhões.
>>Maioria defende a prorrogação do Auxílio Emergencial e a vacinação, aponta DataSenado
Calendário do Bolsa Família para março:
- 18.03 para NIS final 1
- 19.03 para NIS final 2
- 22.03 para NIS final 3
- 23.03 para NIS final 4
- 24.03 para NIS final 5
- 25.03 para NIS final 6
- 26.03 para NIS final 7
- 29.03 para NIS final 8
- 30.03 para NIS final 9
- 31.03 para NIS final 0
>>Novo Auxílio Emergencial deve deixar quase 30 milhões de pessoas de fora, estima entidade
Poupança Social Digital
Também nesta quinta, começou a quarta e última fase de inclusão bancária na poupança digital. Neste mês, serão incluídas as famílias com final de NIS 1 e 2, além de povos e comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, extrativistas, população ribeirinha e pescadores artesanais. A estimativa é de que a ação alcance cerca de 3 milhões de famílias em março. Desde dezembro, quando foi lançada a iniciativa, 9 milhões de famílias foram incluídas.
>>Bolsa família pode deixar de existir? Entenda o que é plano Renda Brasil
Com a Poupança Social Digital, os beneficiários passam a contar com serviços bancários e digitais, tendo as opções de saques e de pagamentos de benefícios do programa ampliadas. Além de movimentar o benefício por aplicativo de celular, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.
“Essa conta representa mais segurança para os beneficiários e ainda vai facilitar a vida de quem tem algum problema de mobilidade ou vive longe das agências bancárias ou dos terminais lotéricos”, prossegue a secretária.
>>Renda Brasil e Bolsa Família: ministro volta a falar em novo programa social
Não é preciso pagar tarifa de manutenção para a poupança digital, nem cadastrar uma nova senha. Um guia rápido com todas as informações sobre o acesso e o uso da Conta Social Digital está disponível na internet.
Fonte: Agência Brasil