Bolsa Família: Governador da Bahia cobra ao TCU liberação do benefício

Bolsa Família: Governador da Bahia cobra ao TCU liberação do benefício
Bolsa Família: Governador da Bahia cobra ao TCU liberação do benefício – Reprodução

Bolsa Família: Governador da Bahia cobra ao TCU liberação do benefício.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou para as 10h desta quarta-feira (11/03) uma visita ao Tribunal de Contas da União (TCU) para protocolar uma representação contra o governo federal por descumprimento do programa Bolsa Família no Nordeste.

Em janeiro, apenas 3% das famílias que solicitaram o benefício foram atendidas. Sul e Sudeste ficaram com 75%. Nas filas de espera do Bolsa Família, mais de 35% das famílias são do Nordeste.

Veja também: Cadastro Único e Bolsa Família: Progredir oferece vagas de emprego e cursos gratuitos

Anúncio

O anúncio da ida ao TCU foi feito nas redes sociais. Costa cobra o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Lei nº 10.836, a lei do Bolsa Família, de 2004. O chefe do Executivo baiano espera o apoio dos outros governadores da região.

O Ministério Público Federal e o Podemos também pediram explicações ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni sobre os critérios de distribuição dos benefícios.

Desde o ano passado, por falta de dinheiro, o governo passou a controlar a entrada de beneficiários no Bolsa família.

Com a barreira em todo o país, a fila de espera, que havia sido extinta em julho de 2017, voltou e não há previsão para ser novamente zerada.

Em janeiro, o Ministério da Cidadania havia respondido sobre a questão a pedidos feitos pela Lei de Acesso à Informação, mas somente após ordem da CGU (Controladoria-Geral da União).

Veja também: Moradores prejudicados por chuvas têm pagamento do BPC e INSS antecipado

Com informações do UOL

PODE LHE INTERESSAR