BIOMETRIA: 07 postos atendem por ordem de chegada; não precisa agendar

Foto: Divulgação / TRE-AM

O eleitor da capital baiana pode realizar o recadastramento biométrico, sem a necessidade de agendamento, em seis postos da Justiça Eleitoral: Estação Pirajá do Metrô, Tribunal Regional do Trabalho (5ª região), Assembleia Legislativa da Bahia, Tribunal de Justiça, Secretaria da Fazenda e na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). As unidades estão localizadas em pontos estratégicos da cidade e são opções para o cidadão que não conseguiu utilizar o serviço de hora marcada.

Maior colégio eleitoral do estado, com 1.954.540 eleitores, Salvador é o município da Bahia que possui a maior quantidade de postos de atendimento para o recadastramento biométrico (21, ao todo) e, consequentemente, é também o maior em número de unidades que atendem por demanda espontânea, quando não é preciso agendar.

Em cinco, dos seis locais citados, o atendimento é feito por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas. Já na sede do Eleitoral, no CAB, o atendimento é realizado nas duas modalidades: tanto por agendamento quanto por demanda espontânea.

Somados os seis postos, 15.862 eleitores foram atendidos, somente entre os últimos dias 21 e 28 de agosto. Considerando que as unidades funcionam apenas de segunda a sexta-feira, a média diária é de 2.643 atendimentos.

Documentos

Para realizar o atendimento nos postos eleitorais, o cidadão precisa apresentar um documento original com foto e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses). Antes de comparecer ao cartório, os eleitores deverão consultar se possuem pendências com a Justiça Eleitoral e, se for o caso, emitir boleto para pagamento da multa (Guia de Recolhimento da União). Para isso, basta acessar o site (www.tre-ba.jus.br) e, por meio do menu principal, seguir o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. O comprovante de pagamento deverá também ser apresentado no momento do atendimento.

Confira endereços e horários de atendimento:

– Estação Pirajá do Metrô:
Rua da Indonésia, s/n – Granjas Rurais Presidentes Vargas.
Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 20h;

– Tribunal Regional do Trabalho (5ª região):
Rua Miguel Calmon, 285, Comércio
Segunda a sexta, das 8h às 17h;

– Assembleia Legislativa da Bahia:
1ª Avenida do CAB, 130
Segunda a sexta, das 8h às 18h;

– Tribunal de Justiça do Estado da Bahia:
5ª Avenida do CAB, 560
Segunda a sexta, das 8h às 18h;

– Secretaria da Fazenda:
2ª Avenida do CAB, 260
Segunda a sexta, das 8h às 18h;

– Sede do TRE-BA:
1ª Avenida do CAB, 150
Segunda a sexta, das 8h às 18h.

Sede do Ministério Público:
Avenida Joana Angélica, 1312
Segunda a sexta, das 8h às 17h (com parada de uma hora às 12h)

PODE LHE INTERESSAR