Benefícios de consumir uma boa dieta durante o tratamento do câncer

Benefícios de consumir uma boa dieta durante o tratamento do câncer
Benefícios de consumir uma boa dieta durante o tratamento do câncer. Foto: Shutterstock

Benefícios de consumir uma boa dieta durante o tratamento do câncer

“Que o seu alimento seja o seu remédio, e que o seu remédio seja o seu alimento” , era uma das frases mais famosas de Hipócrates. A verdade é que a forma como você escolhe se alimentar pode interferir diretamente na sua saúde e, consequentemente, nas doenças que evitamos ou sofremos.

O câncer , por exemplo, é um deles. Existem mais de 200 tipos dessa condição e pode se desenvolver em qualquer órgão do corpo. Isso está diretamente ligado a fatores como excesso de peso, quantidade de atividade física realizada, tabagismo constante e, claro, dieta alimentar.

>>O que é glúten? Nós contamos os mitos e verdades que o cercam

Boa nutrição e câncer

Não existe uma dieta específica para prevenir ou curar o câncer. O essencial é que forneça todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento. Trata-se de consumir alimentos suficientes, sem cair em excessos, e apreciar a comida. No entanto, isso pode ser difícil de conseguir em uma pessoa que está recebendo tratamento e tem efeitos colaterais ou simplesmente não se sente bem.

Segundo a American Cancer Society , durante esse período, as necessidades alimentares e a forma como as atendemos podem mudar, por exemplo, pode ser necessário consumir alimentos com alto teor de gordura e calorias para ajudar a manter um determinado peso.

>>Siga estas recomendações para tornar suas saladas nutritivas e deliciosas

E embora essas necessidades dependam do tipo de câncer, do tratamento e dos efeitos colaterais que a pessoa apresenta; existem algumas considerações nutricionais gerais para pessoas com esta doença.

O que o corpo precisa

Proteína

Nessas situações, o corpo pode não produzir proteína suficiente, o que fará com que ele recorra à liberação do combustível de que necessita da massa muscular, prolongando o tempo de recuperação da doença e reduzindo a resistência à infecção. Para evitar isso, você pode optar por comer cortes magros de carne vermelha, ovos, laticínios com baixo teor de gordura, nozes, legumes e alimentos à base de soja.

Gorduras

Isso, junto com os óleos, é uma fonte rica de energia para o corpo e ajuda a transportar alguns tipos de vitaminas pelo sangue. Nesse caso, é importante ingerir gorduras monoinsaturadas (óleos de oliva, canola e amendoim) e poli-insaturadas (encontradas principalmente em óleos de cartamo, girassol, milho e linhaça, além de mariscos).

>>Veja os 4 efeitos colaterais do jejum intermitente a serem considerados

Carboidratos

Obviamente, a principal fonte de energia e combustível do corpo não pode ser negligenciada. Pão, batata, arroz, macarrão, cereais, milho, ervilha e feijão são algumas das principais fontes que também contêm fibras e fitoquímicos.

Vitaminas e minerais

Isso ajuda a usar corretamente as calorias dos alimentos. Frutas, verduras e legumes, assim como suplementos, são algumas das alternativas para a obtenção desses nutrientes e de alguns fitoquímicos, que também são importantes.

Outras considerações:

Agora, embora os antioxidantes incluam vitamina A, C e E, bem como selênio e zinco, bem como algumas enzimas que absorvem e aderem aos radicais livres (moléculas destrutivas) para impedi-los de atacar as células normais, ingira grandes doses de suplementos antioxidantes, como assim como alimentos e bebidas enriquecidos com vitaminas, geralmente não são recomendados enquanto você está recebendo quimioterapia ou radioterapia , por isso é importante consultar seu médico.

>>Alimentos para melhorar a concentração de crianças em idade escolar

Manter-se hidratado também é de vital importância. Água e líquidos são essenciais para evitar a desidratação causada por vômitos e diarreia.

Como mencionamos anteriormente, esta não é uma dieta específica para prevenir ou curar o câncer, mas comer bem durante o tratamento do câncer pode ajudar :

Se sentir melhor

Mantenha um alto nível de força e energia

Mantenha o seu peso e as reservas de nutrientes do seu corpo

Toleram melhor os efeitos colaterais relacionados ao tratamento

Reduza o risco de infecções

Cure e recupere mais rápido

PODE LHE INTERESSAR