Barato e eficaz: como preparar desinfetante caseiro

Barato e eficaz: como preparar desinfetante caseiro
Barato e eficaz: como preparar desinfetante caseiro © Shutterstock

Barato e eficaz: como preparar desinfetante caseiro. Se você decidiu economizar, não compre desinfetantes de baixa qualidade.

Em vez disso, prepare soluções higienizadoras comprando ingredientes poderosos que você pode diluir e usar na limpeza diária. Usar produtos eficazes para desinfetar e realmente matar patógenos é essencial, mas você não deve gastar uma fortuna com isso.

Mistura caseira para limpar e ariar as panelas de sua cozinha

Como preparar desinfetantes eficazes

As regras de higiene mais importantes a serem seguidas em nossa casa são a lavagem e limpeza freqüente das mãos de todas as superfícies com as quais estamos em contato. Portanto, é aconselhável sempre ter um frasco de spray com desinfetante à mão.

Podemos comprar esse recipiente de spray na farmácia ou no supermercado, mas também podemos usar a embalagem dos produtos que acabam para fazer um novo desinfetante.

Aprenda a limpar a parede da cozinha para tirar manhas; piso ou pintada

O uso de álcool com uma concentração de 70% é essencial para a desinfecção. Mas este produto não precisa estar em gel, podemos comprá-lo líquido e usá-lo em um recipiente misturador ou podemos prepará-lo em casa.

Da mesma forma, devemos diluir o alvejante em proporções exatas de água, e é conveniente prepará-lo em uma garrafa, que devemos preparar diariamente. Alvejante diluído perde sua eficácia em 24 horas.

Veja o que NÃO fazer na limpeza da sua cozinha – erros comuns

Receita da solução desinfetante hidroalcoólica

Ingredientes:

  • 96% de álcool branco (ou álcool etílico desnaturado)
  • Água da torneira fervida
  • Recipiente para pulverizador

Modo de preparo:

Misture os ingredientes no recipiente de spray. As proporções adequadas são 4 partes de álcool para 1 parte de água fervida, que já deve estar fria.

Dicas e macetes com micro-ondas para ajudar na cozinha

Receita de solução desinfetante para superfícies duras

Os alvejantes possuem quantidades variáveis ​​de cloro ativo. Podem conter de 47 a 60 gramas por litro. Mas se você usar alvejante industrial, ele pode conter até 100g / l. Portanto, antes de preparar esta receita desinfetante, observe a concentração de hipoclorito de sódio no rótulo.

Para a limpeza doméstica, basta que a concentração final seja de 0,5 por litro.

Ingredientes:

  • Água da torneira fervida
  • Alvejante
  • Recipiente para pulverizador

Modo de preparo:

Misture os ingredientes dentro do recipiente de spray. As proporções adequadas são 4 xícaras de água da torneira (fervida e já fria) junto com 1/3 de xícara de água sanitária.

Se você for usar esse desinfetante no chão, prepare-o em um balde de água. A proporção para 5 litros de água é 1 xícara de água sanitária.

Dicas e macetes sobre como cozinhar, limpar e organizar alimentos em casa

Cuidado com o alvejante

Tenha cuidado ao manusear alvejantes e lembre-se de que quanto mais concentrado, maiores os riscos. A partir de 10%, é considerado corrosivo, pode queimar a pele, causar danos nos pulmões por inalação e lesões oculares graves.

Para preparar desinfetantes com produtos químicos concentrados, use óculos, luvas e protetor facial.

Dicas de como limpar o colchão e prolongar sua vida útil

Compartilhe essas receitas para desinfetantes domésticos eficazes para limpeza doméstica. Comente esta notícia e deixe-nos suas recomendações e receitas.

PODE LHE INTERESSAR