Banco Central vai promover mudanças nas faixas de horário noturno do PIX

Banco Central vai promover mudanças nas faixas de horário noturno do PIX
Banco Central vai promover mudanças nas faixas de horário noturno do PIX

Banco Central limita em duas opções o horário noturno de uso do PIX.

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (22/11) que promoverá mudanças nas faixas de horário noturno do PIX para criar mecanismos que ajudem os clientes em casos de golpe.

>>Caixa libera novo pagamento do Auxílio Brasil; veja quem recebe

A nova regra permite ao cliente escolher a faixa do horário noturno para operações de até R$ 1 mil. Esse horário pode ser das 20h às 6h, como é o padrão atual, ou das 22h às 6h. Os bancos precisam disponibilizar as opções até o dia 22 de julho de 2022.

>>Tarifa Social: veja quem pode ter desconto de até 100% na conta de luz

A autarquia também divulgou na última semana duas novas ferramentas para aumentar a segurança dos usuários: o bloqueio cautelar e o mecanismo especial de devolução. Na prática, elas vão facilitar o processo de restituição de recursos.

>>Auxílio Brasil: líder diz que governo aceitou tornar valor de R$ 400 permanente

No caso do bloqueio cautelar, a própria instituição bancária que detém a conta do usuário pode efetuar um bloqueio preventivo do dinheiro por até 72 horas.

Já o mecanismo especial de devolução poderá ser acionado tanto pela instituição bancária quanto pelo próprio cliente. Para isso, será necessário registrar um boletim de ocorrência e comunicar imediatamente o banco por um SAC ou ouvidoria.

Fonte: Metrópoles

PODE LHE INTERESSAR