Auxílio Brasil: saiba como confirmar a participação no novo Bolsa Família

Auxílio Brasil: saiba como confirmar a participação no novo Bolsa Família
Auxílio Brasil: saiba como confirmar a participação no novo Bolsa Família

Auxílio Brasil: saiba como confirmar a participação no novo Bolsa Família.

O Auxílio Brasil é o novo programa de distribuição de renda do governo federal, previsto para ser lançado em novembro. Por enquanto, a proposta da medida, que vista substituir o Bolsa Família, ainda aguarda tramitação no Congresso Nacional. Porém, os interessados já podem adiantar o processo de adesão ao programa.

>>MP 1.045 pode reduzir o valor pago no 13º salário em 2021; entenda

Isso porque, assim como acontece no Bolsa Família, a inclusão dos beneficiários no Auxílio Brasil será mediante elegibilidade do Cadastro Único (CadÚnico). Neste caso, as informações constadas no banco de dados do governo devem estar atualizadas para que a inclusão no novo benefício não seja prejudicada.

Tantos novos cadastros quanto atualizações do Cadastro Único são processos realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

>>Inscritos do Auxílio Brasil terão acesso a crédito especial na Caixa

Durante a inscrição ou revisão cadastral, exige-se os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento (caso a pessoa seja casada civilmente);
  • Carteira de Trabalho; e
  • Título de Eleitor.

>>Saque Aniversário do FGTS: vale a pena retirar até R$ 2.900?

Em se tratando de pessoas com origem indígena, é necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Passadas as etapas de adesão ou atualização do CadÚnico, o inscrito poderá acompanhar depois de alguns dias as informações relacionadas ao seu cadastro pelo aplicativo Meu CadÚnico, habilitado para dispositivos Android e iOS. Outra forma de consulta é através do telefone 0800 707 2003.

>>Como fica o abono PIS/Pasep com o salário mínimo proposto para 2022?

Lembrando que os critérios de participação no Auxílio Brasil ainda não foram oficialmente divulgados, podendo exigir condições mais específicas de renda ou composição familiar.

Fonte: Capitalist

PODE LHE INTERESSAR