Auxílio Brasil: Ministro revela mais detalhes sobre o novo Bolsa Família

Auxílio  Brasil: Ministro revela mais detalhes sobre o novo Bolsa Família
Auxílio Brasil: Ministro revela mais detalhes sobre o novo Bolsa Família

Auxílio Brasil é uma conquista da sociedade, diz ministro da Cidadania.

O ministro da Cidadania, João Roma, disse nesta quinta-feira (12/08), durante pronunciamento em rede de rádio e TV, que o Auxílio Brasil é uma conquista da sociedade.

“Com apoio e contribuição do Congresso Nacional, o Auxílio Brasil chegará em novembro para milhões de famílias brasileiras, sem abrir mão da responsabilidade fiscal”, disse Roma. A medida provisória que cria o novo programa foi entregue ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (09/08).

>>Inscritos do Auxílio Brasil terão acesso a crédito especial na Caixa

Durante o pronunciamento, Roma disse que o ministério está empenhado em fazer do Auxílio Brasil um marco histórico nas políticas públicas de transferência de renda. “[O Auxílio Brasil] amplia a abrangência do Sistema Único de Assistência Social, dá transparência à cesta de benefícios e confere instrumentos para o cidadão melhorar de vida”, disse.

O ministro explicou que, com essa medida, o governo federal integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação e emprego, e ao mesmo tempo em que garante uma renda básica a pessoas que estão na faixa de pobreza e de extrema pobreza, “oferece ferramentas para a emancipação socioeconômica”. “Estamos falando aqui de inserção no mercado de trabalho e de autonomia na conquista de qualidade de vida”, disse.

>>Calendário: pagamento da 5ª parcela do Auxílio 2021 tem data para começar

Roma detalhou algumas das características do Auxílio Brasil, como que as famílias que vivem no campo serão estimuladas a produzir alimentos e terão garantia de compra da produção pelo poder público e de que esse alimento será distribuição para chegar à mesa daqueles que mais precisam. Para o mistro, trata-se de uma grande contribuição para a segurança alimentar e nutricional.

As famílias das áreas urbanas terão acesso a microcrédito e educação financeira para poder empreender.  “O Auxílio Brasil [também] vai promover o desenvolvimento infantil e juvenil por intermédio de apoio a gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes. Estamos dando condições para nossas crianças desenvolverem as habilidades físicas, cognitivas e afetivas, principalmente nos primeiros 36 meses de vida, que são fundamentais para um crescimento saudável”, disse.

>>Pente-fino pode cortar benefícios durante pagamentos do Auxílio Emergencial

Outro ponto destacado pelo ministro foi que os alunos que se destacarem em competições científicas, como olimpíadas de matemática, e os atletas estudantis que se destacarem nos jogos escolares receberão benefícios.

Fonte: Agência Brasil

PODE LHE INTERESSAR